Ações para promover um ambiente escolar mais acolhedor será tema de Live realizada pela Secretaria de Educação neste sábado (6/5)

Com transmissão online, a partir das 9h30, a Live terá palestrantes convidados das áreas da Saúde e do Direito

04/05/2023
-
3 min de leitura

Dando continuidade ao conjunto de ações da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) para promover um ambiente escolar cada vez mais acolhedor, será realizada neste sábado (6/5), às 9h30, a Live “Espaço Escolar: Acolher bem para viver bem”. O evento será transmitido no canal do YouTube da Educação e contará com a participação do secretário de Estado de Educação, Igor de Alvarenga, da secretaria Adjunta de Estado de Educação, Geniana Guimarães Faria, além de representantes das Subsecretarias de Desenvolvimento da Educação Básica e de Articulação Educacional da SEE/MG e especialistas convidados, que abordarão temas relacionados às suas áreas de atuação.

O encontro virtual é voltado para todos os profissionais da rede estadual de ensino e comunidade escolar, com a finalidade de engajar e conscientizar sobre as ações do Programa de Convivência Democrática já em prática em toda a rede.

Além do Programa de Convivência Democrática que previne e dá encaminhamentos em casos de violências, outros assuntos também serão abordados: a Resolução SEE/MG nº 4701/2022 que dispõe sobre a participação dos profissionais de psicologia e serviço social na rede estadual de ensino e o caderno orientador do Núcleo de Acolhimento Educacional (NAE). O Sistema Integrado de Monitoramento e Avaliação em Direitos Humanos – Módulo SIMA Educação – como sistema oficial de registro dos casos de violência e o Núcleo interinstitucional de Proteção Escolar do Estado de Minas Gerais (Nipemg) e a capacitação do Protocolo de acesso à Segurança para as instituições escolares também será pauta no evento.

O pró-reitor de Assuntos Estudantis e Políticas Afirmativas da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Anderson da Silva Rosa, fará o acolhimento dos participantes e tratará sobre a importância dessa ação na escola. Com experiência nas áreas de saúde coletiva, saúde mental, enfermagem e gestão, Anderson é docente do Departamento de Saúde Coletiva da Escola Paulista de Enfermagem da Unifesp e coordena o projeto Promoção da Saúde Mental e Emocional nas Escolas, uma parceria entre a Fundación Mapfre, Governo de São Paulo e Unifesp, que também está sendo implementado na rede estadual mineira.

Já o diretor da Faculdade de Ciências Humanas, Sociais e da Saúde (FCH) da Universidade Fumec, Rodrigo Suzana Guimarães, abordará os conceitos de indisciplina e atos infracionais. Rodrigo é professor de Direito e Processo Penal na Fumec. Também leciona na pós-graduação do Instituto de Educação Continuada (IEC) da Puc Minas.

Serviço:

Live “Espaço Escolar: Acolher bem para viver bem”
Data: 6/5/2023 (sábado)
Horário: 9h30
Link de transmissão: https://www.youtube.com/watch?v=T5tjp6e8rUY

Palestrantes Convidados:

  • Pró-Reitor de Assuntos Estudantis e Políticas Afirmativas da Unifesp, Anderson da Silva Rosa.
  • Diretor da Faculdade de Ciências Humanas, Sociais e da Saúde (FCH) da Universidade Fumec, Rodrigo Suzana Guimarães.

Palestrantes da SEE/MG:

  • Diretora de Modalidades de Ensino e Temáticas Especiais da SEE/MG, Patrícia Queiroz de Aragão.
  • Assessora da Subsecretaria de Desenvolvimento da Educação Básica, Iara Pires Viana.

Outros participantes:

  • Secretário de Estado de Educação, Igor de Alvarenga.
  • Secretária Adjunta de Estado de Educação, Geniana Guimarães Faria.
  • Subsecretária de Desenvolvimento da Educação Básica, Izabella Cavalcante Martins.
  • Subsecretário de Articulação Educacional, Gustavo Pedroso.