
700 mil estudantes da rede estadual fazem teste de redação em preparação ao Enem
Iniciativa prepara alunos do ensino médio e EJA para o Enem 2025, com correção automatizada e tema sobre combate ao capacitismo
O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG), realiza nesta terça-feira (21/5), em parceria com a editora Estudo Play, o segundo teste de redação preparatório para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025. A atividade envolve cerca de 700 mil estudantes do ensino médio regular e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da rede pública estadual.
A proposta é simular a experiência real do Enem, oferecendo aos alunos a oportunidade de desenvolver a escrita e testar o repertório sociocultural. A iniciativa faz parte das estratégias da SEE/MG para ampliar o acesso e a preparação dos estudantes ao exame nacional.
“Mais do que uma preparação para o Enem, esses testes representam uma oportunidade de aprendizagem real. Ao simular a prova de redação, conseguimos mapear desafios, acompanhar avanços e, principalmente, oferecer o suporte necessário para que todos evoluam. É assim que construímos uma educação pública mais justa e efetiva”, afirma o secretário de Estado de Educação, Igor de Alvarenga.
Aplicação
Nesta edição, os estudantes do 2º e 3º anos do ensino médio e dos 2º e 3º períodos da EJA escreveram uma redação dissertativo-argumentativa. Já os do 1º ano e do 1º período da EJA produziram uma carta argumentativa, com base nos conteúdos já ensinados em sala de aula. O tema proposto foi: “Caminhos para o combate ao capacitismo no Brasil”.
“Com as aulas aqui na escola e o apoio do Enem MG, me senti melhor preparado. O repertório sociocultural que temos aprendido ajudou bastante no teste. Foi realmente uma prévia da estrutura que vamos encontrar no exame no fim do ano”, destaca Gyan Flávio, estudante do 3º ano da Escola Estadual Geraldo Teixeira da Costa, em Santa Luzia.
Correção com tecnologia de ponta
As redações são corrigidas por Inteligência Artificial, garantindo agilidade e padronização. O sistema reconhece o texto manuscrito a partir de uma imagem (em formato JPEG) e avalia o desempenho com base nas cinco competências exigidas no Enem: compreensão da proposta, organização dos argumentos, domínio da norma culta, coesão e coerência, além da proposta de intervenção.
Para o 1º ano/1º período da EJA, os critérios de avaliação da carta argumentativa incluem norma culta e ortografia, adequação ao gênero e ao tema, desenvolvimento argumentativo, coesão e coerência.
Os resultados do primeiro teste de redação já estão disponíveis na plataforma Enem MG para consulta de estudantes e professores.
Sobre a Plataforma Enem MG
A plataforma Enem MG foi desenvolvida com tecnologia de ponta para apoiar a preparação dos estudantes da rede estadual. Utilizando Inteligência Artificial, permite a correção automática de redações manuscritas, oferece trilhas de estudo personalizadas e suporte pedagógico a professores e gestores.
Com a parceria da Britannica Education, referência mundial em conteúdo educacional, a plataforma disponibiliza materiais atualizados e alinhados às exigências do Enem. Em 2025 já foram corrigidas mais de 600 mil redações, impressos 750 mil cadernos de simulados e registrada a adesão de 85% dos alunos cadastrados.