Unimontes oferta 110 vagas para mestrado profissional em Processos e Tecnologias Educacionais em rede nacional

Curso será presencial com atividades síncronas e assíncronas; inscrições vão até o dia 15/10

24/09/2025
-
2 min de leitura

A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), em Minas Gerais, está ofertando 110 vagas para professores pesquisadores de todo país participarem do mestrado profissional em Processos e Tecnologias Educacionais em rede nacional (ProfEducatec). As inscrições podem ser efetuadas até o dia 15/10, por meio do formulário online, conforme disposto no edital.

O curso tem como objetivo formar professores pesquisadores, em nível de mestrado, na área de Ciências e Humanidades para Educação Básica, tanto em termos teóricos quanto didático-metodológicos, para atuação em uma educação crítica e emancipatória e na produção de conhecimentos. As aulas têm início previsto para março de 2026, com duração máxima de 24 meses.

“Os professores terão oportunidade de aprimorar suas habilidades pedagógicas de forma a incluir o uso de tecnologias educacionais, tornando as aulas mais atrativas e proporcionando maiores experiências de aprendizagem para seus alunos, acarretando, assim, no desenvolvimento de currículos mais relevantes e atualizados, que atendam às necessidades dos alunos”, afirma a assessora-chefe da Assessoria de Ensino Superior da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG), Leandra Martins. 

Para a realização do curso em escala nacional, a Unimontes se associou a oito universidades estaduais, sendo elas nos estados de Amazonas, Paraná, Ceará, Pernambuco, Pará, Maranhão e Mato Grosso.

Sobre o curso

As 110 vagas ofertadas serão divididas entre as universidades associadas.  Em Minas Gerais, 10 vagas serão ofertadas para as aulas no campus da Unimontes, em Montes Claros, sendo cinco para ampla concorrência e cinco reservadas para ações afirmativas, distribuídas entre candidatos negros/pardos, egressos de escola pública, quilombolas, indígenas e pessoas com deficiência.

O ProfEducatec é estruturado em atividades presenciais mediadas por tecnologias digitais, combinando encontros síncronos e assíncronos. Os encontros acontecerão às sextas-feiras, no Campus Universitário Professor Darcy Ribeiro, em Montes Claros.

O curso possui duas áreas de concentração e quatro linhas de pesquisa: Tecnologias Educacionais para a Educação Básica; Desenvolvimento, implementação e avaliação de tecnologias educacionais; Formação de professores e tecnologias para a Educação Básica; Processos Inovadores e Culturas Digitais na Educação Básica; Processos inovadores e metodologias ativas; e Culturas digitais e multiletramentos.