UEMG abre inscrições para o Vestibular 2026 com quase 5 mil vagas em todo o estado
Processo seletivo oferece 142 cursos presenciais em 18 municípios mineiros
A Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) abriu, no dia 12 de novembro, as inscrições para o Vestibular 2026. Ao todo, serão disponibilizadas 4.811 vagas em 142 cursos de graduação presenciais, distribuídos em 18 cidades do interior e na capital.
As inscrições para a modalidade de ampla concorrência seguem até 11 de dezembro. Já os candidatos que desejarem participar do Programa de Reserva de Vagas devem realizar a inscrição e enviar a documentação comprobatória até 26 de novembro. A taxa de inscrição é de R$ 30, com possibilidade de isenção para egressos de escolas públicas e inscritos no CadÚnico.
O processo seletivo será executado pela Legalle Concursos, sob supervisão da Comissão Permanente de Vestibular da UEMG (COPEVE). As provas de conhecimentos gerais serão aplicadas no dia 18 de janeiro de 2026, de forma presencial, nas cidades onde a UEMG possui Unidade Acadêmica: Abaeté, Araguari, Barbacena, Belo Horizonte, Campanha, Carangola, Cláudio, Diamantina, Divinópolis, Frutal, Guanhães, Ibirité, Ituiutaba, João Monlevade, Leopoldina, Passos, Poços de Caldas e Ubá.
Para os cursos de Música, haverá ainda a realização de prova de habilidades específicas, em data a ser divulgada posteriormente.
O edital reserva 50% das vagas para o Programa de Seleção Socioeconômica (PROCAN), destinado a candidatos de baixa renda, egressos de escolas públicas, pessoas negras, quilombolas, indígenas, ciganas e pessoas com deficiência. Também estão assegurados 5% das vagas para Inclusão Regional, direcionadas a quem reside e cursou o ensino médio em escolas públicas de Minas Gerais, e uma vaga adicional por curso e turno para Pessoas Trans.
Todas as informações, incluindo o cronograma completo, estão disponíveis no site oficial: vestibular.uemg.br.
Foto: Ascom UEMG