Trilhas de Futuro Jovens e Adultos começa etapa de matrículas presenciais

Projeto do Governo de Minas permite concluir o ensino médio com formação técnica gratuita, em oferta realizada por escolas estaduais e Cesecs

06/02/2026
-
3 min de leitura

A partir desta quinta-feira (5), os candidatos que realizaram o cadastro no Sistema Único de Cadastro e Encaminhamento para Matrícula (Sucem) para o projeto do Governo de Minas Trilhas de Futuro Jovens e Adultos, iniciativa que integra a Educação de Jovens e Adultos (EJA) à formação técnica profissional, já podem consultar o encaminhamento para matrícula. 

O sistema da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) informa em qual escola da rede estadual será ofertado o curso técnico escolhido no momento do cadastro. “Após a consulta, o interessado deverá confirmar a matrícula presencialmente na unidade escolar indicada até terça-feira (10)”, pontua a assessora chefe de inovação, Gabriela Bonfim. 

“E quem ainda não fez o cadastro pode se inscrever até o dia 9/2 no site cadastroescolar.educacao.mg.gov.br”, completa Bonfim.

Vagas remanescentes

Quem ainda não realizou o cadastro no Sucem e tem interesse em ingressar no Trilhas de Futuro Jovens e Adultos também poderá participar do processo. O sistema já está aberto possibilitando o preenchimento de vagas remanescentes. 

Nesses casos, após a realização do cadastro online, o candidato terá dois dias úteis para comparecer à escola indicada e confirmar a matrícula presencialmente. O início das aulas para as turmas do Trilhas de Futuro Jovens e Adultos está previsto para o dia 9 de fevereiro de 2026.

Nova chance

Com investimento de cerca de R$90 milhões, o Trilhas de Futuro Jovens e Adultos conta com 10 mil vagas distribuídas em dez cursos técnicos: Administração, Agropecuária, Alimentação Escolar, Cooperativismo, Desenvolvimento de Sistemas, Eventos, Imagem Pessoal, Logística, Panificação e Vendas. Além da dupla certificação, os estudantes também terão acesso à capacitação como Microempreendedor Individual (MEI), possibilitando atuação profissional antes mesmo da conclusão do curso.

Com o Trilhas de Futuro Jovens e Adultos, o Governo de Minas reafirma o compromisso com a educação inclusiva e com a ampliação das oportunidades de formação técnica para jovens e adultos, fortalecendo trajetórias educacionais e profissionais em todo o estado.

Sobre o Trilhas de Futuro

O Trilhas de Futuro Jovens e Adultos faz parte de um projeto já consolidado em Minas Gerais. Lançado em 2021, o Trilhas de Futuro é o maior programa de formação técnica gratuita do estado. A iniciativa oferta cursos em instituições públicas e privadas credenciadas. Desde o lançamento, já foram investidos mais de R$ 2 bilhões, com mais de 92 mil profissionais formados e 65 mil em formação. Atualmente, o programa oferece 99 cursos técnicos, em 369 instituições, distribuídas em 163 municípios mineiros.