SEE promove encontro de formação para profissionais dos Centros de Referência em Educação Especial Inclusiva

Os cinco dias de encontro tem como objetivo o módulo presencial de práticas pedagógicas e fortalecer laços das equipes que coordenam e atuam na área de educação especial da rede estadual de ensino.

26/04/2022

Para garantir o bom funcionamento dos Centros de Referência em Educação Especial Inclusiva (CREI), a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) está realizando o 1° Encontro dos Centros de Referência em Educação Especial Inclusiva, com profissionais que atenderão a rede de educação básica inclusiva. Ao todo, serão cinco dias de aprendizado e troca de experiências no encontro realizado em Belo Horizonte.

A ação busca comemorar a implementação dos CREI em todas as 47 Superintendências Regionais de Ensino (SRE). Eles, além de auxiliar na produção de material pedagógico, também atuam na capacitação de professores da rede. Os CREI ainda ajudam a compor a rede de apoio à educação especial. Em conjunto com os Centros de Capacitação de Profissionais da Área da Surdez (CAS), os Centros de Apoio Pedagógico às Pessoas com Deficiência Visual (CAP) e das equipes multiprofissionais das escolas especiais, garantem direitos e bom atendimento aos públicos da educação especial nas escolas da rede estadual de ensino.

A secretária adjunta de Estado de Educação de Minas Gerais, Geniana Guimarães Faria, antes de iniciar o seu pronunciamento na abertura do evento, na última segunda-feira (25/4), fez uma autodescrição para que pessoas com deficiência visual pudessem identificá-la e se contextualizar. “É um passo importantíssimo, porque garantir os direitos dos nossos estudantes é também o garantir o acesso, a permanência e a qualidade da nossa rede”, disse.

O primeiro Centro de Referência em Educação Especial Inclusiva foi implantado em 2018, em Diamantina, na região central do estado. “É com muito orgulho que eu estou aqui hoje para dizer que a gente conseguiu ampliar (os CREIs) para as outras 46 Superintendências Regionais de Ensino. Já tínhamos em Diamantina, que já vinha mostrando um belíssimo trabalho e como era importante a gente levar o CREI para toda Minas Gerais”, declarou a secretária adjunta, ao citar a importância do projeto.

A superintendente de Políticas Pedagógicas da SEE/MG, Esther Barbosa, pontuou que o segredo para o sucesso do projeto é a sintonia e o diálogo com a equipe. “O nosso propósito tem que ser o mesmo: garantia de direito. Por isso estamos fazendo esse período de formação intenso”, ponderou. “Quando a gente compara a nossa rede com outras redes estaduais do país, você não tem em outro estado professores contratados e disponíveis para atendimento educacional especializado. A nossa rede vem se consolidando com profissionais adequados e cada vez mais capacitados”, explicou com orgulho.

Para se ter ideia da importância do projeto, a logomarca dos CREIs foi pensada como um quebra-cabeça, onde as peças se unem formando uma rede de apoio para a educação especial inclusiva. “Cada peça representa um centro de apoio diferente e todos estão interligados”, revela a coordenadora de Educação Especial e Inclusiva da SEE/MG, Suéllen Cristina Coelho. No encontro, Suéllen apresentou a equipe que coordena os CREIs.

Nos próximos dias de evento, os profissionais contarão com a produção de materiais para pessoas com deficiências e socialização das atividades realizadas durante os encontros.

A importância da inclusão

O Coral São Rafael, projeto do CAP/São Rafael, fez a abertura do evento. O coro, composto por pessoas com deficiência visual, emocionou a plateia de quase quatrocentas pessoas. De acordo com a diretora de Modalidades de Ensino e Temáticas Especiais da SEE/MG, Patrícia Aragão, a escolha do coral se deu para um momento de acolhida, fortalecendo a importância da inclusão.  Segundo ela, “cantar alimenta a alma”.

Para o regente do coral, o professor Leandro de Paiva, a iniciativa vai além da inclusão. “É extremamente importante ver os talentos serem reconhecidos. É nítido a emoção no semblante dos cantores ao receberem os aplausos ao final de cada canção”, revela com alegria.

O evento também contou com a presença da intérprete de libras Roberta Macêdo, do CAS /BH, para que os conteúdos fossem entendidos por todos.