SEE/MG reúne com diretores da SRE Coronel Fabriciano para alinhar estratégias de alfabetização
Encontro faz parte da agenda na região realizada pela pasta
A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) realizou, nesta terça-feira (20/1), o encontro com diretores das escolas estaduais que pertencem à Superintendência Regional de Ensino (SRE) de Coronel Fabriciano. A agenda reuniu gestores escolares e representantes da regional em um momento de escuta, alinhamento e fortalecimento das ações educacionais na região.
Ao todo, 69 diretores das escolas estaduais da SRE Coronel Fabriciano e 12 integrantes da equipe gestora da Superintendência participaram do encontro. A programação teve início estimulando a integração, que proporcionou a troca de experiências e o diálogo direto entre o órgão central, a regional e os gestores escolares.
O Secretário de Estado de Educação de Minas Gerais, Rossieli Soares, destaca a relevância de promover momentos como esse. “Tivemos a oportunidade de, aqui no Vale do Aço, reunir com todos os diretores da rede estadual, inclusive com outras instituições, para abrir um diálogo, entender melhor não só as políticas estaduais, mas também as políticas aqui para a região especificamente” , pontua.
À tarde, foi realizada uma reunião com foco nas ações e estratégias de alfabetização, considerada uma das prioridades da política educacional do Estado. Durante o encontro, o secretário destacou a importância do engajamento das equipes escolares na consolidação de práticas pedagógicas eficazes, capazes de garantir o direito à aprendizagem desde os anos iniciais.
Diálogo SEE e escolas
Maria de Lourdes, diretora da Escola Estadual Antônio Silva, comenta sobre sediar a reunião. “A importância da comunicação entre a SEE diretores é fundamental. Essa abertura do secretário para ouvir as necessidades das escolas nos anima para o ano de 2026”, afirma.
A reunião também foi um espaço para diálogo aberto, no qual os diretores puderam apresentar desafios, compartilhar boas práticas e contribuir com sugestões para o aprimoramento das políticas públicas voltadas à alfabetização. A iniciativa reforça o compromisso da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais com a valorização da gestão escolar e com a melhoria contínua da aprendizagem dos estudantes mineiros.