SEE/MG reforça compromisso com a educação antirracista no Dia da Consciência Negra
Iniciativas da Secretaria promovem igualdade racial, valorização da ancestralidade e combate ao racismo nas escolas mineiras
A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) reafirma, no Dia da Consciência Negra, seu compromisso com a promoção da igualdade de oportunidades para todos os estudantes, independentemente de etnia, cor ou origem.
Entre as iniciativas já realizadas e em andamento, destaca-se a reoferta do Curso 2, “Territorialidades Quilombolas: histórico de lutas e resistências”, programado entre 22 de abril e 31 de maio de 2025, voltado à formação de educadores e ao aprofundamento da temática quilombola na rede estadual.
Outra ação de grande impacto é o Projeto “Esporte Sem Racismo – Atitude que Transforma”, desenvolvido pela Diretoria de Educação Infantil e Ensino Fundamental e direcionado tanto a estudantes atletas quanto não atletas dos Jogos Escolares de Minas Gerais (JEMG). A iniciativa estimula o respeito, a convivência ética e a promoção da equidade no ambiente esportivo e escolar.
Educação antirracista
A SEE/MG também ampliou suas estratégias pedagógicas ao elaborar propostas específicas no documento “Dias Escolares”, recomendando atividades relacionadas às relações étnico-raciais a serem trabalhadas ao longo de todos os bimestres letivos.
Entre as iniciativas, a Campanha GINGA: Construindo a Educação Antirracista em Minas Gerais se destaca como um percurso formativo que oferece ferramentas pedagógicas e metodologias para que professores atuem de forma intencional no enfrentamento às desigualdades. As sequências didático-metodológicas contemplam os componentes de Língua Portuguesa e Matemática para estudantes do 6º ao 9º ano e Ensino Médio, dialogando com o Vídeo Manifesto da campanha e com programas como o Trilhas de Futuro e o Projeto de Vida. O objetivo é unir ancestralidade e inovação para promover justiça cognitiva, representatividade e transformação social.
Um destaque é o projeto Preto SOUL, realizado pela Escola Estadual Walt Disney, no bairro Casa Branca, em Belo Horizonte. O diretor da instituição, Marco Aurélio Oliveira, comenta que o Preto SOUL está indo para sua 8ª edição neste ano de 2025. Trata-se de uma iniciativa que utiliza a metodologia “Samba que Educa”, promovendo momentos de reflexão entre os estudantes, além de realização de oficinas de grafite, capoeira, audiovisual, etc
Marco Aurélio Oliveira reconhece a importância do Preto SOUL, especialmente por colocar em debate um tema tão importante e necessário. “É um meio de lutar por uma sociedade mais justa, com equidade para todos”, afirma. Ele também destaca o engajamento dos alunos com o projeto, que tem uma participação ativa.
Durante a 8ª edição do Preto SOUL, entre os dias 24/11 a 28/11 serão realizadas atividades temáticas, sempre tendo em mente as reflexões para a criação de uma sociedade antirracista e mais igualitária. Já no dia 29/11, ocorrerá um festival repleto de atividades culturais. Para Marco Aurélio Oliveira, o festival é uma forma de estar presente na comunidade, unindo reflexão crítica e lazer.
Dia da Consciência Negra
O Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, homenageia Zumbi dos Palmares, líder quilombola símbolo da resistência contra a escravidão. Feriado nacional desde 2023.