SEE/MG realiza encontro de formação de diretores educacionais de todas as regionais de ensino do estado

Evento reúne, em Belo Horizonte, equipe pedagógica das 47 SREs, em três dias de seminários, oficinas e estudos de casos

05/04/2022

A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) planejou um encontro para alinhar a gestão pedagógica de toda a rede estadual de ensino. Este é o objetivo do evento de Formação de Diretores Educacionais – DIRE/SRE, que começou nesta terça-feira (5/4) e vai até quinta-feira (7/4), em Belo Horizonte.

Cerca de 100 diretores educacionais de todas as 47 Superintendências Regionais de Ensino (SRE) do Estado participam do encontro, que conta ainda com a presença de representantes das diversas áreas da Subsecretaria de Desenvolvimento da Educação Básica. Além de formação, os gestores da área pedagógica terão estudo de casos para que possam levar para as escolas a política de forma adequada, de modo a garantir os direitos de ensino e aprendizado dos estudantes com qualidade.

Devido às restrições vigentes nos anos anteriores pela pandemia da Covid-19, essa é a primeira vez que o encontro acontece de forma presencial. “Este contato presencial, este alinhamento, é importante porque cada regional traz uma diferença de realidade, uma especificidade. É uma troca de experiência muito rica saber como cada um lida na ponta com os desafios que enfrentam no cotidiano. Este diálogo é importante”, pontua a Superintendente de Políticas Pedagógicas da SEE/MG, Esther Augusta Nunes Barbosa.

Os desafios do Novo Ensino Médio e sua implementação, a Educação Especial e Profissional, a avaliação diagnóstica e reforço escolar, o ensino no sistema prisional e socioeducativo e suas demandas, além do foco na implementação do Currículo Referência de Minas Gerais estão entre os temas que serão abordados no evento.

A Subsecretária de Desenvolvimento da Educação Básica, Izabella Cavalcante Martins, falou sobre a importância do engajamento de todos e da realização das avaliações aplicadas na rede. “A gente precisa acolher os estudantes, acolher os profissionais e ter uma visão do que é possível fazer para auxiliá-los na aprendizagem. Para isso, o resultado da avaliação diagnóstica é fundamental para organizar as ações de intervenções pedagógicas ao longo do ano, o reforço escolar, e todo o trabalho que já está previsto para este ano”, pontuou Izabella.

Gestão e ciência de aprendizagem têm que caminhar juntos, diz secretária

A Secretária de Estado de Educação, Julia Sant´Anna, participou do primeiro dia do encontro e relembrou o período do Regime de Estudo não Presencial (REANP) e suas métricas, que estão sendo reconhecidas entre as melhores do país. “A gente precisa entender que, para falar de ciência de aprendizagem, é preciso trazer a avaliação, o indicador, prazo, ação, resultado. Escala, gestão e ciência do aprendizado têm que caminhar juntos. Quando temos essas três coisas a gente se sente muito confortável em olhar no olho de cada um. A gente tem na mão os atalhos e não apenas o discurso”, ressaltou Julia.