SEE/MG anuncia extensão da parceria com instituto iungo até 2028
Acordo de Colaboração Técnica entre as partes potencializa a educação pública estadual desde 2020
A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE-MG) e o instituto iungo anunciaram a extensão do Acordo de Colaboração Técnica (ACT) entre as partes até 2028, o vínculo anterior terminava neste ano. Com a extensão da parceria, o trabalho de formação continuada dos educadores e servidores da SEE-MG continua.
Rossieli Soares, secretário de Estado de Educação de Minas Gerais, comentou sobre a extensão da parceria. “O iungo nos ajuda de uma maneira extraordinária no estado. Com eles, garantimos formação continuada de qualidade aos nossos servidores”, pontua Rossieli.
O presidente do Instituto iungo, Paulo Andrade, destacou a metodologia utilizada em Minas Gerais para celebrar a extensão do acordo. “O instituto sempre busca influenciar boas práticas, influir de forma positiva na educação. Sem criar uma dependência, mas sim alavancar resultados com nosso trabalho”, afirma.
Consolidação e novos rumos
A partir de 2026, SEE-MG e iungo entram em uma nova fase da cooperação, com ampliação das ações formativas, fortalecimento das equipes da Escola de Formação, das SREs e das escolas. O objetivo é alcançar milhares de novos educadores até 2028, aprofundando o apoio ao desenvolvimento profissional e garantindo suporte contínuo para implementação do Currículo Referência em sala de aula.
Com a renovação até 2028, as instituições reafirmam um compromisso conjunto: uma educação pública equitativa, inovadora e sustentada na valorização do professor como agente central de transformação da escola.
Atuação em Minas
A colaboração entre a SEE-MG e o Instituto iungo começou em 2020, com ações voltadas ao desenvolvimento profissional de educadores e à qualificação das práticas pedagógicas da rede estadual. Já nos primeiros dois anos, a parceria reuniu iniciativas de inovação, como o Programa Aprendizagem Criativa, que incluiu duas turmas de pós-graduação lato sensu em parceria com a PUC Minas e o Instituto MRV.
A partir de 2021, o trabalho ganhou novo fôlego com a implementação do Programa Nosso Ensino Médio, considerado a maior iniciativa de formação continuada dedicada à etapa do ensino médio no país. O iungo apoiou a mobilização da rede com webinários, formação de formadores e disponibilização de materiais pedagógicos e trilhas auto instrucionais digitais.
Desde então, a parceria acumulou impacto consistente. Segundo dados do Instituto, 38.725 professores foram diretamente atendidos, com 193 formadores das 47 Superintendências Regionais de Ensino (SRE) capacitados, além de mais de 175 mil visualizações em vídeos formativos, ampliando o alcance das orientações pedagógicas em todo o estado.