Secretário de Educação visita unidade que oferta cursos técnicos gratuitos pelo Trilhas de Futuro

Programa do Governo de Minas já conta com mais de 100 mil estudantes em formações profissionais gratuitas em todas as regiões do estado

29/09/2022
-
3 min de leitura

O secretário de Estado de Educação de Minas Gerais, Igor de Alvarenga, visitou, na última sexta-feira (23/9), as instalações de uma das unidades da Proz Educação Profissional em Belo Horizonte (antiga Enferminas), uma das escolas credenciadas no Programa Trilhas de Futuro. Iniciativa do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG), o Trilhas de Futuro oferta cursos técnicos gratuitos para a formação profissional, através de parcerias com instituições públicas e privadas. Lançado no ano passado e já com duas edições, o programa conta com mais de 100 mil estudantes matriculados em diversos cursos em todo o estado, que contam, ainda, com ajuda de custo para alimentação e transporte.


Credenciada desde a primeira edição do Trilhas, a unidade de Belo Horizonte – Centro da Proz atende hoje cerca de 1.600 alunos por meio do programa do Governo de Minas, em que cursam gratuitamente os técnicos em Enfermagem, Desenvolvimento de Sistemas, Estética e Administração. Além dessa unidade no centro de Belo Horizonte, a Proz Educação também oferta cursos pelo Trilhas de Futuro nas escolas de Venda Nova, também na capital, de Contagem e de Juiz de Fora. Ao todo, a instituição atende cerca de 4.500 alunos pelo programa da SEE/MG.


Para a aluna do curso de Técnico em Enfermagem, Gabriele Sabino Mangabeira, de 18 anos, o Trilhas de Futuro é um divisor de águas e permite ao estudante conhecer as áreas que deseja atuar. “O Trilhas tem uma importância fundamental para o jovem, que é poder evoluir na sua carreira, conhecer as áreas que ele quer participar e poder aprender sempre mais”, relata a estudante.


Já a aluna de Desenvolvimento de Sistemas, Maria Eduarda Xavier, de 17 anos, conta que o programa permitiu conciliar seus estudos com a preparação para o mercado de trabalho. “O Trilhas para mim está sendo uma oportunidade muito grande porque eu acredito que sem ele seria muito difícil achar algum curso com essa carga horário e que pudesse integrar com o Ensino Médio, para já sair com uma formação para o mercado de trabalho”.


Formação Profissional


Na primeira edição do Trilhas de Futuro, em 2021, o Governo de Minas ofertou 75 mil vagas, em 110 municípios mineiros, com 58 opções de cursos, como Meio Ambiente, Vestuário, Redes de Computadores, Mecânica, Eletrônica, Segurança do Trabalho, Farmácia, Enfermagem. Na segunda edição, já neste ano, foram mais 40 mil vagas ofertadas, com mais de 70 opções de cursos.

*Este conteúdo foi produzido durante o período de restrição eleitoral e publicado somente após a oficialização do término das eleições.