Secretário de Educação visita SREs do Sul de Minas e se reúne com diretores de escolas estaduais
Neste ano já foram feitas reuniões com 350 diretores em oito superintendências regionais de ensino
Em nova rodada de visitas às superintendências regionais de ensino e escolas da rede estadual, o secretário de Estado de Educação, Igor de Alvarenga, e o subsecretário de Administração da SEE-MG, Silas Fagundes, estiveram nesta semana nos municípios de Pouso Alegre, Poços de Caldas e São Sebastião do Paraíso, no Sul de Minas.
O roteiro incluiu reunião com diretores escolares e equipes técnicas das superintendências regionais, além de visitas às escolas. “Essas visitas têm sido muito importantes para melhorarmos os fluxos de trabalho na Secretaria, de forma a aprimorar as condições de trabalho dos servidores, a infraestrutura das escolas e, consequentemente, promover a melhora da qualidade da educação no nosso estado”, afirma o secretário Igor de Alvarenga.
O ciclo de viagem no Sul de Minas começou na terça-feira (2/5), por Pouso Alegre, onde a equipe da SEE-MG visitou a Escola Estadual Dr. José Marques de Oliveira.
Em Poços de Caldas, na quarta-feira (3/5), após reunião com 45 diretores dos municípios que compõem a Superintendência Regional de Poços de Caldas, o secretário esteve na Escola Estadual Professor Arlindo Pereira.
Na Superintendência Regional de Ensino de São Sebastião do Paraíso, a escola visitada foi a Escola Estadual Alice Autran Dourado, no município de Guaranésia. Considerada modelo na região, abriga 400 alunos e desenvolve atividades culturais e esportivas diferenciadas, com intensa participação de toda a comunidade local.
“Estou encantado com o que vi e ouvi aqui na escola. Tanto de alunos quanto de servidores. Isso reforça ainda mais o nosso empenho em levar essa realidade para todas as escolas da rede estadual”, diz o subsecretário de Administração da SEE-MG, Silas Fagundes.
Adilson Rezende, diretor da Escola Estadual Paraisense de São Sebastião do Paraíso, ressaltou as melhorias na infraestrutura da unidade. “A gente tinha demandas de muito tempo, como a reforma da cozinha, fundação, reforma de banheiros e, neste curto espaço de tempo, conseguimos realizar todas essas ações. A última obra que a gente concluiu foi o projeto de combate a incêndios”.
Com 17 anos de experiência e passagens pelos cargos de coordenadora e vice-diretora, Roberta Zafine, atualmente diretora da Escola Estadual Dr. André Cortez Granero, em Guaxupé, comparou a gestão atual com anteriores. “Houve um período muito difícil. Chegou época que faltou dinheiro para merenda; Hoje não, tem muito dinheiro na escola e a gente pode gastá-lo fazendo um bom uso desse recurso referente aos alunos e ao aprendizado”, diz.
Rafael Gaspar, diretor da Escola Estadual Coronel Lucas Magalhães, no município de Arceburgo, se diz satisfeito com a reunião com o chefe da pasta. “A gente percebe o compromisso do secretário de Estado em facilitar a vida do gestor escolar. Vimos que agora essa facilitação na aplicação do dinheiro da manutenção e custeio vai ajudar muito os diretores a fazer um trabalho bem feito e realmente fazer a manutenção adequada das escolas garantindo um espaço bonito e acessível aos alunos”.
Em três dias de viagem, o secretário encontrou-se com 148 diretores de escolas do Sul do estado. Desde o início deste ano, já foram visitadas oito superintendências de ensino e 20 escolas, tendo se reunido com um total de 350 diretores.
O secretário definiu o momento de escuta aos gestores escolares como peça fundamental para o trabalho da SEE-MG, que envolve sugestões e críticas. “Muitas das ações que temos adotado são fruto desses encontros. Uma delas, por exemplo, foi a redução do tempo de reposição de professor contratado, que antes levava cerca de três dias e, agora, reduzimos para seis horas. Temos muito trabalho a ser feito, mas o avanço que promovemos em toda a rede estadual é inegável”, diz.
Entre as ações, o secretário destacou as reformas de escolas, trocas de mobiliários, aumento de verbas para alimentação escolar, criação do sistema de Material de Apoio Pedagógico de Aprendizagem (Mapa), renovação do parque tecnológico e liberação de recursos para a instalação de sistemas de segurança por videomonitoramento e alarme.