Secretária de Estado de Educação assina termo de colaboração para uso de aplicativo Na Ponta do Lápis

Funcionamento do aplicativo em escola piloto de Nova Lima começará em junho de 2022, com previsão de ampliação para demais escolas estaduais em 2023

11/04/2022

A secretária de Estado de Educação de Minas Gerais, Julia Sant´Anna, assinou, na manhã desta segunda-feira (11/4), um termo de colaboração com o Tribunal de Contas do Estado (TCE/MG) para o uso do aplicativo Na Ponta do Lápis na rede estadual de ensino. A cerimônia foi transmitida pelo Youtube da TV TCE e teve a presença do Conselheiro Presidente do Tribunal de Contas, Mauri Torres; do Conselheiro Cláudio Terrão; e do secretário municipal de Educação de Nova Lima, Pedro Dornas, dentre outras autoridades.

O programa Na Ponta do Lápis tem o objetivo de acompanhar ações integradas de controle, de cooperação com os gestores públicos e de fomento ao controle social. Ele foi pensado pela Escola de Contas e Capacitação Pedro Aleixo para enriquecer a formação de gestores, profissionais e conselheiros de educação, além de pais, alunos e toda sociedade.

O software foi desenvolvido pelo TCE/MG para que a sociedade tenha um retorno mais rápido nas demandas quanto à infraestrutura das escolas. Ele será composto de duas visualizações. A primeira, no smartphone, é um canal de comunicação do cidadão com o gestor da educação, no qual ele pode fazer relatos referentes à segurança escolar e a situação de manutenção dos espaços físicos das escolas. Simultaneamente, a segunda visualização apresenta uma ferramenta de gestão. A partir do momento que o cidadão baixa o aplicativo, responde aos questionários, faz os relatos, todos os dados são compilados pelo TCE e disponibilizados para diretores de escolas, secretários de educação, prefeitos e superintendentes regionais.

“Como é importante a gente ter no trabalho da gestão pública a preocupação com a dimensão e a escala. Somos uma rede de mais de 3.500 escolas, sendo cerca de 1,7 milhão de estudantes, mais de 4 mil prédios. Sempre que a gente dá um passo, temos que pensar nesta escala e em todas as possibilidades. Quando nós assumimos a administração, a secretaria tinha pendente 42 mil termos de compromissos de obras. Eram mais de 200 prédios em situação emergencial no qual a gestão passada não repassava recurso às escolas. Nós conseguimos recuperar a decência”, ressaltou Julia Sant´Anna sobre pontos críticos que foram melhorados nestes últimos anos.

“Começamos este projeto com o apoio do Governo para que possamos desenvolver a Educação em todos os sentidos em nosso Estado. O objetivo é cuidarmos da rede física das escolas e somos gratos ao Estado por essa iniciativa”, pontuou o Conselheiro Presidente, Mauri Torres.

Atividade piloto de aplicativo será em escola de Nova Lima
A previsão do aplicativo começar a funcionar é junho de 2022. Como atividade piloto foi escolhida a Escola Estadual Augusto de Lima, em Nova Lima, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). Para este ano, as equipes do TCE/MG estarão focadas em verificar as melhorias necessárias e estabelecer o fluxo de resposta efetivos para as notificações enviadas via app.

Somente a partir de 2023, estão previstas mais duas ações para ampliação do universo de escolas. A expectativa é que até o final do próximo ano todas as unidades de ensino estaduais de Minas estejam familiarizadas com o aplicativo.