Secretaria de Educação realiza encontros virtuais para alinhar estratégias pedagógicas do 2º semestre letivo

Reuniões com equipes regionais e escolares reforçam o Programa de Recomposição das Aprendizagens e ampliam o diálogo para elevar a qualidade do ensino na rede estadual

03/09/2025
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A Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG) realizou, nesta quarta-feira (3/9), encontros virtuais com equipes das Superintendências Regionais de Ensino (SREs) e escolas estaduais. Os encontros alinharam ações pedagógicas e administrativas para o segundo semestre de 2025, com foco na qualidade do ensino e no fortalecimento do acompanhamento das aprendizagens dos estudantes.

As reuniões foram divididas em dois momentos. O primeiro reuniu superintendentes Regionais de Ensino, Diretores Educacionais (DIREs) e especialistas da Educação Básica (EEB) para tratar de estratégias prioritárias, incluindo a execução e o monitoramento do Programa de Recomposição das Aprendizagens (PRA). 

O segundo encontro foi direcionado a superintendentes, Coordenadores do Serviço de Inspeção Escolar e Inspetores Escolares, com foco no acompanhamento escolar, na gestão da frequência e na regularidade da trajetória acadêmica.

“O nosso compromisso é organizar a vida da escola para que o foco esteja, de fato, no processo de aprendizagem. Precisamos deixar de lado ações que desviam a atenção do que é essencial e concentrar esforços no que realmente impacta a trajetória dos estudantes. Com suporte e apoio adequados, conseguimos transformar a realidade das nossas escolas e garantir melhores oportunidades para cada estudante da rede estadual”, destaca o secretário de Estado de Educação, Rossieli Soares. 

As reuniões possibilitaram interação entre servidores e a Secretaria, com envio de dúvidas, sugestões e contribuições que fortalecem o trabalho coletivo e a tomada de decisões, valorizando a escuta ativa e o diálogo com as equipes da rede.

Ainda nesta semana, acontecerão novos encontros virtuais com professores da rede estadual: na quinta-feira (4/9) com docentes de Língua Portuguesa e na sexta-feira (5/9) com professores de Matemática.

Recomposição das aprendizagens como prioridade

As reuniões tiveram como principal pauta o Programa de Recomposição das Aprendizagens, estratégia central da SEE/MG para reduzir lacunas acumuladas nos últimos anos e garantir a elevação da qualidade do ensino. O PRA está estruturado em cinco eixos de atuação: Língua Portuguesa, Matemática, Aprovação, Censo Escolar e Participação e Engajamento.

Os encontros também apresentaram dados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) e do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), além de análises sobre fluxo escolar, abandono, distorção idade-série e impactos financeiros decorrentes do não cumprimento de metas educacionais.

Durante as apresentações, foi reforçado que as visitas de acompanhamento pedagógico seguem semanais nas escolas prioritárias, apoiando gestores e equipes na implementação de estratégias, planejamento de intervenções, monitoramento do avanço dos estudantes e uso de materiais de recomposição.

Gestão pedagógica, frequência e participação

Além da aprendizagem, as reuniões trataram da gestão escolar, como o monitoramento da frequência, ações de Busca Ativa, qualificação dos Conselhos de Classe e regularidade dos registros acadêmicos. A integração entre o Órgão Central da SEE, SREs e escolas foi destacada como essencial para a melhoria dos resultados, com ênfase na análise de dados para decisões estratégicas. 

Em ambos os encontros, ressaltou-se o papel colaborativo entre Inspetores Escolares, professores do PRA, diretores e coordenadores, reforçando que o acompanhamento pedagógico não é fiscalização, mas apoio técnico e estratégico para potencializar práticas escolares e assegurar que nenhum estudante fique para trás.