
Secretaria de Educação realiza 1ª Formação do Censo Escolar 2025
Pesquisa é fundamental para o andamento da rede e pode garantir mais recursos federais às escolas mineiras
A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) realiza, nos dias 17 e 18/9, a primeira Formação do Censo Escolar 2025 para preparar equipes regionais e escolares para a etapa de retificação da Matrícula Inicial junto ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). O encontro ocorre na Faculdade Ibmec, em Belo Horizonte.
“Os dados do Censo Escolar pautam todas as ações da SEE/MG. São esses números que definem orçamentos, arrecadação, fluxo de estudantes e, consequentemente, todo o funcionamento da rede”, disse Rossieli Soares, secretário de Estado de Educação de Minas Gerais.
O evento reúne cerca de 150 participantes, incluindo servidores do Serviço de Documentação e Informação Educacional (Sedine) das 47 Superintendências Regionais de Ensino (SREs) e Assistentes Técnicos de Educação Básica (ATBs) das escolas estaduais, responsáveis pela declaração dos dados no sistema Educacenso.
Importância do Censo Escolar
O Censo Escolar é a principal pesquisa estatística da educação básica no Brasil, realizada anualmente pelo INEP em regime de colaboração com estados, municípios e rede privada. Na etapa de Matrícula Inicial, são coletadas informações sobre estabelecimentos de ensino, gestores, turmas, estudantes e profissionais escolares.
Esses dados são fundamentais para subsidiar políticas públicas, como alimentação e transporte escolar; calcular indicadores educacionais, como o Ideb, e monitorar metas do PNE; Distribuir recursos, já que a correta inserção das informações impacta diretamente no financiamento da educação.
Retificação
Durante a formação, as equipes recebem orientações técnicas para assegurar que as informações declaradas sejam consistentes, confiáveis e de alta qualidade. O processo inclui ajustes específicos da rede estadual, padronização de procedimentos e especial atenção a dados sensíveis, como os de educação especial, turmas e profissionais em sala de aula.