Secretaria de Educação participa de Seminário Estadual sobre Educação Inclusiva e Educação Infantil promovido pela Undime/MG

Evento reúne especialistas e gestores de todo o estado para discutir avanços e desafios das políticas públicas voltadas à inclusão e à primeira infância

05/11/2025
-
3 min de leitura

A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) participa, nesta quarta-feira (5/11), do Seminário Estadual de Educação Inclusiva e Educação Infantil, promovido pela União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação de Minas Gerais (Undime/MG). O evento, realizado em Belo Horizonte, reúne dirigentes municipais, gestores, técnicos, especialistas e autoridades educacionais de todo o estado.

Com os temas “Incluir com qualidade e respeito, nosso compromisso” e “Educação Infantil, investimento futuro no momento presente”, o encontro promove dois dias de debates sobre os desafios e caminhos para o fortalecimento das políticas públicas voltadas à inclusão e à educação infantil em Minas Gerais.

“Não existe rede municipal ou estadual. Devemos considerar as crianças e os adolescentes como responsabilidade de todos nós, caso contrário, não alcançaremos progresso, seja como estado, país ou município. Precisamos trabalhar em conjunto. Minas tem um DNA alfabetizador, fruto do compromisso coletivo com o aprendizado. A alfabetização é o ponto de partida para a inclusão, e garantir que todos aprendam é a nossa maior missão”, destacou o secretário de Estado de Educação, Rossieli Soares.

Programação e temas

A programação conta com palestras de especialistas de instituições como o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), o Instituto Reúna, o Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF) e a Fundação Maria Cecília Souto Vidigal, além da própria SEE/MG.

Durante o evento, são discutidos temas como o crescimento do número de estudantes com laudos de Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) e Transtorno do Espectro Autista (TEA), a implementação das novas Diretrizes Nacionais para o Atendimento Educacional de Estudantes com Autismo, os desafios da alfabetização na idade certa e o fortalecimento do currículo da educação infantil.

A participação da SEE/MG reforça o compromisso do Governo de Minas com o fortalecimento do regime de colaboração com os municípios, especialmente nas ações desenvolvidas em parceria com a Undime/MG. Essa cooperação tem sido essencial para o avanço de políticas integradas, como a adesão dos 853 municípios mineiros ao Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, iniciativa coordenada em conjunto pelas duas instituições.

Foto: Arnaldo Athayde