Secretaria de Educação finaliza ciclo de formações de professores a frente do Projeto de Vida nas escolas estaduais

Componente curricular Projeto de Vida é ministrado em turmas do Ensino Médio em Tempo Integral (EMTI) e cerca de 2 mil educadores participaram deste ciclo formativo

24/05/2022

O componente curricular Projeto de Vida, ministrado em turmas do Ensino Médio em Tempo Integral (EMTI) nas escolas da rede estadual de ensino, é um dos desafios para professores e estudantes no âmbito socioemocional. Esse componente aproxima os professores da realidade de cada estudante e tem grande potencial para direcionamento na vida profissional. Pela importância, a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) realizou formação com cerca de 2 mil profissionais responsáveis pelas aulas nas escolas da rede estadual.

O ciclo formativo Projeto de Vida vem ocorrendo desde 10 de abril, de forma presencial, em todas as 47 Superintendências Regionais de Ensino (SREs) do Estado. A SRE Ouro Preto fez a última formação da rede. Professores, coordenador geral e, em alguns casos, diretores escolares participaram dos eventos.

A coordenadora do EMTI, Cláudia Maria da Silva Lobo, explica que este componente curricular tem o objetivo de trazer uma perspectiva para o professor trabalhar com os sonhos dos estudantes e, a partir de cada realidade, traçar uma meta, de um projeto, para que se consiga alcançar os objetivos propostos por esses alunos.

“Este ano, houve uma demanda muito grande por parte dos professores pela formação presencial. É importante por gerar maior engajamento, maior troca de experiências, os professores tiveram a oportunidade de demonstrar como já estão trabalhando o Projeto de Vida em suas escolas e isso enriquece muito o nosso trabalho”, conta Cláudia que pontua, ainda, sobre a importância de realizar esses aperfeiçoamentos. “É importante para assegurar que vamos ter os professores nas escolas cumprindo a metodologia da forma que ela é proposta dentro do modelo da escola da escolha”.

Vale pontuar que este ano, houve uma expansão e 595 escolas estaduais passaram a ofertar o EMTI Profissional e o EMTI regular (formação voltada ao mundo acadêmico e sem os componentes do eixo formativo profissional). Cerca de 69 mil estudantes são atendidos pela rede estadual na modalidade.

Para conhecer um pouco mais sobre o EMTI e escolas que ofertam a iniciativa no estado, é só acessar o site querointegral.com.br/mg.

EMTI tem proposta pedagógica multidimensional
O Ensino Médio Integral visa a formação integral dos estudantes, a partir de uma proposta pedagógica multidimensional, conectada à realidade dos jovens e ao desenvolvimento de suas competências cognitivas e socioemocionais.

A ampliação da jornada escolar auxilia na solidificação dos conteúdos e proporciona o desenvolvimento de habilidades em diferentes práticas educativas.

A política da Educação Integral em Minas Gerais foi elaborada de forma sistêmica, articulando os conteúdos acadêmicos aos conteúdos técnicos e do mundo do trabalho, oportunizando ao estudante um leque de opções após encerramento do seu percurso.

“Estamos trabalhando na perspectiva de equipar as escolas para melhor desenvolvimento das ações metodológicas com os estudantes do EMTI. As escolas têm recebido materiais, equipamentos, mobiliários e computadores para a melhor oferta da Educação Profissional”, ressalta a coordenadora do EMTI, Cláudia Maria da Silva Lobo.