Projeto Mãos Dadas inaugura primeira escola em Minas Gerais

Escola Municipal Profª Maria Lopes Cardoso, em Indaiabira, Norte de Minas, foi construída com recursos do Governo do Estado, em regime de colaboração com o município

14/03/2023
-
3 min de leitura

A primeira escola do Projeto Mãos Dadas, iniciativa do Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Educação(SEE/MG), foi inaugurada no município de Indaiabira, no Norte de Minas, na última sexta-feira (10/3).  A nova unidade de ensino, Escola Municipal Professora Maria Lopes Cardoso, construída com recursos do Projeto Mãos Dadas, possui infraestrutura completa e moderna para acolher os cerca de 200 alunos da educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental ( 1º  ao 5º ano). 

“Essa escola é resultado da parceria do Mãos Dadas com os municípios, projeto que está nos aproximando das decisões pedagógicas e administrativas dos municípios. Ela representa o fortalecimento da nossa  parceria, demonstra o cuidado e a atenção que temos com a educação dos anos iniciais”, afirma o subsecretário de Articulação Educacional da SEE/MG, Gustavo Pedroso.  

O novo prédio abriga cinco salas de aula, dois banheiros, uma biblioteca, uma cantina e uma sala administrativa. A unidade foi construída para atender à demanda da educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental, em cumprimento à Constituição Federal e à Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB).

O prefeito de Indaiabira, Vanderlucio de Oliveira, e o subsecretário de Articulação Educacional da SEE/MG, Gustavo Pedroso; acompanhados da superintendente Regional de Ensino de Araçuaí, Maristane Oliveira Carvalho; e a secretária Municipal de Educação, Maria Iralva Batista Bagetti Ramalho,  participaram da cerimônia de entrega da escola.

O prefeito de Indaiabira, Vanderlucio de Oliveira, agradeceu pela parceria e a entrega da obra para melhoria da educação no município. “Essa entrega mostra à população que o projeto Mãos Dadas está permitindo melhorar a qualidade do sistema de educação do município. Meu agradecimento ao governador, Romeu Zema, não só por esta obra, mas por todos investimentos feitos aqui no município”, destacou o prefeito da cidade.

A escola recebeu o nome Maria Lopes Cardoso, uma  ex-professora da rede estadual de ensino, que era moradora do distrito de Barra da Alegria, de Indaiabira. Em memória à professora, os filhos foram homenageados durante a cerimônia de entrega da escola. 

Investimentos 

Mais de  R$ 2 milhões já foram investidos pelo Governo de Minas nesta parceria com o município para construção da escola e obras de ampliação, reformas e construção de quadras poliesportivas em outras unidades municipalizadas, a aquisição de mobiliários e equipamentos. Além dos investimentos financeiros, o governo também mantém, conforme acordado, o acompanhamento pedagógico nas escolas, prestando toda assistência necessária ao município parceiro. 

Mãos Dadas

Criado em 2021 pelo Governo de Minas Gerais, o Projeto Mãos Dadas tem como propósito a cooperação entre Estado e municípios na gestão do ensino público. Por meio da iniciativa, o Estado destina recursos para investimentos robustos de infraestrutura e apoio pedagógico aos municípios, a fim de oferecê-los condições adequadas para absorverem à demanda de alunos dos anos iniciais do ensino fundamental, conforme dispõe a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB).