Professor da rede estadual representará o Brasil no Sul-Americano de Atletismo Máster
Educador de Ipatinga, Alain Ornelas competirá em Santiago, no Chile, entre os mais de 2.400 atletas que participarão do principal torneio do atletismo máster na América do Sul
O talento e a dedicação de professores da rede estadual de ensino mineira ultrapassam os limites da sala de aula. Exemplo disso é o educador e atleta Alain Ornelas, que se prepara para mais um importante desafio no atletismo. Professor de Educação Física da Escola Estadual Dr. Ovídio de Andrade, em Ipatinga, Alain vai disputar o XXII Campeonato Sul-Americano de Atletismo Master, que será realizado em Santiago, no Chile, de 24 a 30 de novembro.
Desde jovem praticante de atletismo na cidade, o professor mantém uma rotina intensa de treinos e agora se prepara para representar o Brasil em mais uma grande competição internacional.
“Estou muito motivado. Há dois anos disputei essa competição em Lima, no Peru, e fui campeão nas modalidades de lançamento de martelo e lançamento de martelete. A expectativa é muito grande para essa competição. Conto com a torcida de toda comunidade do Vale do Aço e do Estado de Minas Gerais. É uma alegria muito grande representar todos vocês”, afirma o professor.
Protagonista nos arremessos
Atleta da cidade desde 1998, Alain já experimentou praticamente todas as modalidades de arremesso e lançamento do atletismo: peso, dardo, disco, martelo e martelete. Na XXI edição do Sul-Americano Máster, realizada de 18 a 26 de novembro de 2023, em Lima, no Peru, ele conquistou três medalhas, com destaque para as provas de lançamento de martelo e martelete.
Mais recentemente, no XXIII Campeonato Brasileiro de Atletismo Máster, realizado no Centro de Práticas Esportivas da USP (CEPEUSP), em São Paulo, Alain garantiu o tetracampeonato brasileiro no lançamento de martelo, ao vencer as edições de 2016, 2021, 2023 e 2025.
Na rotina como professor, ele reforça junto aos estudantes a importância da prática regular de atividades físicas e de um estilo de vida ativo e saudável. Um exemplo do impacto de sua trajetória é o de uma ex-aluna da rede estadual que, inspirada por ele, tornou-se professora de atletismo no clube Usipa, onde Alain também treina.
Sul-Americano Máster
O XXII Campeonato Sul-Americano de Atletismo Máster será realizado em Santiago, no Chile, entre 24 e 30/11, conforme divulgado pela Asociación Sudamericana de Atletas Máster (ASUDAMA) e pela Federação de Atletismo Máster do Chile (FEMACHI), responsáveis pela organização do evento.
A competição reúne atletas divididos por faixas etárias, e contempla provas de pista, campo e estrada, incluindo os lançamentos e arremessos, modalidades em que o professor Alain se destaca.
Estima-se que edição deste ano contará com mais de 2.400 atletas, representando um aumento significativo em relação ao campeonato anterior, realizado em Lima, que reuniu cerca de 1.900 competidores.
O torneio é considerado o principal evento do atletismo máster na América do Sul e celebra valores como longevidade esportiva, superação e espírito competitivo, princípios que Alain também leva para a sala de aula, inspirando seus alunos a adotarem um estilo de vida mais ativo e saudável.
Fotos: arquivo pessoal