
Prazo para inscrições no Cores de Minas termina nesta quinta-feira (9)
Iniciativa estimula a criatividade dos estudantes e promove o diálogo sobre diversidade e experiências vividas nas comunidades escolares
A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) encerra, nesta quinta-feira (9), as inscrições para o Concurso de Desenho “Cores de Minas”. Os estudantes que desejam participar da iniciativa devem se inscrever por meio do formulário eletrônico disponível neste link, mediante o envio das informações do estudante e do termo de autorização assinado pelo responsável legal, conforme previsto no Edital.
Os desenhos selecionados vão estampar capas de materiais didáticos, campanhas institucionais e ações do calendário escolar da SEE/MG. Assim, as produções dos estudantes ganham destaque em toda a rede, valorizando o talento e a diversidade cultural das escolas mineiras.
Para a subsecretária de Desenvolvimento da Educação Básica, Kellen Senra, o concurso é uma ótima chance para a rede mostrar o talento e criatividade dos estudantes. “Queremos incentivar todas as escolas a participarem ativamente, mobilizando estudantes e professores nesse movimento”, afirma.
“Vamos juntos dar visibilidade à arte que nasce dentro das nossas escolas e fortalecer ainda mais o sentimento de pertencimento e orgulho de fazer parte da rede estadual”, completa.
Quem pode participar
O concurso é gratuito e voluntário. Podem se inscrever estudantes regularmente matriculados na rede estadual, no caso da categoria “Aprendizagem”, também estudantes das redes municipais. As modalidades de Educação Indígena, Quilombola e do Campo serão contempladas por estudantes da rede atendidos por essas modalidades de ensino, reforçando a valorização das identidades e realidades locais.
Os trabalhos serão avaliados por uma comissão julgadora, que levará em conta criatividade, originalidade e pertinência ao tema. As produções escolhidas passarão a ilustrar materiais e comunicações da SEE/MG durante os anos letivos de 2025/2026.
Sobre os desenhos
Cada estudante poderá inscrever apenas um desenho, inédito e autoral, feito em papel branco tamanho A4, na orientação vertical, e com digitalização em resolução mínima de 300 dpi.
A folha onde será produzido o desenho não poderá ser dobrada ou enrolada, de modo a não prejudicar a avaliação da obra. O desenho deverá ser inédito e inspirado na categoria escolhida. É vedado o uso de qualquer material protegido por direitos autorais, bem como o uso de ferramentas de inteligência artificial.