Prazo de aplicação da Avaliação Diagnóstica na rede estadual de ensino vai até sexta-feira (10)

O exame avalia o nível de aprendizado dos estudantes do 2° ano do ensino fundamental ao 3° ano do ensino médio, além das turmas de Educação de Jovens e Adultos (EJA) e de Correção de Fluxo Termina nesta sexta-feira (10/3) o período de aplicação dos testes da Avaliação Diagnóstica em toda rede pública estadual de […]

07/03/2023
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O exame avalia o nível de aprendizado dos estudantes do 2° ano do ensino fundamental ao 3° ano do ensino médio, além das turmas de Educação de Jovens e Adultos (EJA) e de Correção de Fluxo

Termina nesta sexta-feira (10/3) o período de aplicação dos testes da Avaliação Diagnóstica em toda rede pública estadual de ensino de Minas Gerais. Realizada no início do ano letivo, o objetivo desta avaliação é verificar o conhecimento prévio dos estudantes, permitindo aos professores e especialistas revisar o planejamento e adequar as estratégias de ensino às necessidades das turmas e dos estudantes. 

“A Avaliação Diagnóstica é um instrumento rico para o planejamento das ações pedagógicas nas escolas. Os testes são compostos por itens fáceis, médios e difíceis, de maneira que possam subsidiar o trabalho das equipes pedagógicas. É importante que as equipes regionais e escolas acessem o Portal Simave para verificação e utilização dos resultados desses testes, explica a superintendente de Avaliação Educacional da SEE/MG, Júlia Drumond.

A Avaliação Diagnóstica é um dos requisitos do Prêmio Escola Transformação 2023, para a seleção de unidades escolares que serão vencedoras e premiadas pelo projeto. O prêmio da SEE é uma iniciativa que reconhece práticas e experiências exitosas das escolas estaduais, a fim de contribuir no processo de melhoria da qualidade do ensino.

Para os estudantes, a avaliação é um importante instrumento para verificar a evolução do seu aprendizado. “As provas diagnósticas são importantes, pois nos ajudam a verificar o que precisamos melhorar nas disciplinas, além de nos orientar sobre o que ainda vamos estudar. É uma preparação também para o vestibular que é tão temido, porque sempre vem uma questão que pode estar nas provas do Enem”, afirma Raqueli Schiavon de Godoi, aluna do 9º ano do Ensino Fundamental II, da  Escola Estadual Emílio Moura, de Munhoz, no Sul de Minas, que  já fez todas as provas. 

Já no Norte de Minas, Maria Vitória Ferreira Martins, da Escola Estadual Ministro Portela, do município de Manga, que cursa o 9º ano, destacou que os conteúdos das provas são  aprofundados.

“Matemática é sempre a vilã entre todas as disciplinas. As provas estavam bem difíceis. Os conteúdos abordados são mais aprofundados do que os que estudamos em sala de aula e  isso pesa um pouco na hora de resolver as questões”, analisou Maria Vitória.

Para Dalva Lopo da Silva, diretora da Escola Estadual Ministro Portela, a Avaliação Diagnóstica é uma ferramenta essencial não só para o aluno, mas também para o professor poder conhecer o potencial e as dificuldades dos estudantes, além de direcionar os projetos pedagógicos que devem ser executados ao longo do ano.

“Em 2022, percebemos um grau de ansiedade dos estudantes quando eles participavam de alguma avaliação e decidimos criar o Projeto de Saúde Emocional para preparar e ensinar os alunos a lidar com desafios como a preparação emocional. Fizemos um momento de escuta, roda de conversas. Este trabalho ajudou na preparação dos alunos e apresentou resultados e nesta avaliação diagnóstica. Eles já demonstraram mais tranquilidade, mais segurança para fazer a prova”, destacou a diretora.

Cadernos

A Avaliação Diagnóstica 2023 conta com oito tipos de cadernos de testes, distribuídos entre as escolas participantes. Os cadernos são compostos por itens/questões de múltipla escolha e dispostos na prova com graus de dificuldade diferenciados entre fácil, médio e difícil. As turmas de Educação de Jovens e Adultos/EJA estão sendo avaliadas conforme as habilidades-foco, estabelecidas no Caderno Pedagógico da EJA, com conteúdos específicos para os períodos. A matriz de referência da Avaliação Diagnóstica foi construída com base nos Planos de Curso da rede estadual de ensino.