Nono episódio do Mestres da Merenda homenageia Dona Lucinha e define últimas vagas na semifinal

Reality celebra a tradição mineira ao desafiar cantineiras a recriar o clássico frango com quiabo

19/11/2025
-
3 min de leitura

O nono episódio do Mestres da Merenda, exibido nesta quinta-feira (13/11), marcou o encerramento da segunda fase do reality e definiu as duas últimas vagas na semifinal do programa, que segue com oito participantes na disputa pelo prêmio e título de Mestre da Merenda.

Nesta edição, as cantineiras tiveram um desafio especial: preparar o tradicional frango com quiabo, famosa receita da cozinheira Maria Lúcia Clementino Nunes, popularmente conhecida como Dona Lucinha, uma das maiores representantes da gastronomia mineira. 

O episódio contou com a presença da convidada especial Marcinha Nunes, filha de Dona Lucinha, e teve como participantes:

  • Alessandra Rodrigues – Escola Estadual Santo Antônio, em Ibertioga;
  • Anilza Barbosa – Escola Estadual Maria Anália Mendes Ferreira, em Cachoeira da Prata;
  • Kathlin de Freitas – Escola Estadual Elias de Moraes, em Monte Carmelo;
  • Veranice Simões – Escola Estadual Mestre Tomaz Valeriano de Araújo, na Comunidade Vila Tanque em Porteirinha.

Sob avaliação dos jurados fixos Maria Clara Magalhães e André Paganini, a prova celebrou o legado de Dona Lucinha e levou emoção e surpresa às cozinhas. Ao final, duas participantes avançaram e o programa segue agora com seus semifinalistas definidos, preparando o público para a reta decisiva do Mestres da Merenda.

Eliminado da semana:

Uma das eliminadas do episódio anterior, Eliane Marta de Oliveira Silva, da Escola Estadual Dona Indá, em Alpinópolis, representante da SRE Passos, conta que participar do Mestres da Merenda foi uma experiência maravilhosa e que irá se recordar para sempre. 

Em conversa com a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG), Eliane contou que o programa funcionou como uma verdadeira escola, onde vivenciou um grande aprendizado por meio da convivência com os outros participantes. Mesmo sendo uma disputa, ela relata que o sentimento era de união: “Parecíamos irmãos e queríamos que todos saíssem bem”. 

Ao relembrar sua eliminação, Eliane reconhece que faria uma escolha diferente se pudesse voltar atrás. No último desafio, ela optou por seguir uma receita nova, ao invés de confiar no preparo tradicional que domina: “Eu entreguei uma receita que não me representa. Se eu pudesse mudar algo, teria sido eu mesma. Teria feito a receita que faço na escola e que os alunos amam. Fiz tudo com muito amor, mas não foi dessa vez”, concluí. 

Assista ao novo episódio nesta quinta (20/11):

Rede Minas: na TV aberta

Minas Play: www.minasplay.com.br

YouTube: https://www.youtube.com/@MinasplayEMC