Na reta final para o Enem, escolas da rede estadual incluem simulados e viagens imersivas em temas da atualidade 

De olho no ensino superior, estudantes do ensino médio preparam-se para o exame que ocorre nos dias 5 e 12 de novembro

31/10/2023
-
5 min de leitura

Faltando poucos dias para o início da aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), nos dias 5 e 12 de novembro, estudantes da rede estadual pública de ensino focam na revisão de conteúdos. As estratégias para preparar os egressos do ensino médio variam, com escolas investindo em aulões de preparatórios intensivos, simulados e até viagens imersivas em questões atuais, que podem ser temas da redação e de questões do exame. 

Na Escola Estadual Sebastião Dias Ferraz, em Tupaciguara, no Triângulo Mineiro, foram  organizados aulas por áreas do conhecimento, momentos para sanar dúvidas de forma coletiva com todas as turmas do 3º ano do ensino médio e aplicação de simulados seguindo os padrões do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela aplicação do Enem.

“Os aulões estão sendo de extrema importância para nosso aprendizado e confiança para a realização do Enem. Para muitos, é a primeira vez que vamos fazer a prova e ter a aula e o simulado foram um diferencial”, comenta o estudante Pedro Henrique Lima, de 17 anos.

Além da teoria, Marcelo Silva, professor de Filosofia da escola, desenvolve o projeto “Eu posso”, que envolve professores, supervisores e diretores para prestar um suporte prático aos estudantes. “Nós fizemos as inscrições com eles em processos seletivos como vestibulares e Enem. Orientamos sobre como funcionam as modalidades de políticas de cotas e quais as mais adequadas para cada um. Fizemos momentos formativos para falar sobre obras literárias, filmes e músicas cobradas em vestibulares como da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e Enem”, explica.

“Desde que me matriculei, participei de programas e aulas preparatórias, explicando como esses processos, tanto do Enem quanto das universidades, funcionam”, ressalta Letícia Barcelos,  estudante do 3º ano, de 17 anos.

Com quase 600 estudantes matriculados no 3º ano do ensino médio, a Escola Estadual Manoel Loureiro, na periferia de João Monlevade, avaliou que era preciso ir além das avaliações de provas anteriores e simulados em sala de aula. Era hora de sair dos portões da escola e conhecer outros ambientes, como o campus de universidades federais e até a comunidade indígena Pataxó, localizado no município de Carmésia, onde foi ministrada uma aula sobre marco temporal, um debate atual sobre a demarcação de terras indígenas.

Rayssa Castro Bruno, de 18 anos, conta que a imersão na aldeia abriu os olhos da estudante para a  diversidade de Minas Gerais. “A forma como fui recebida na aldeia falou muito sobre a cultura dos Pataxós, um povo receptivo, alegre e atencioso. Com a visita, me veio a memória da colonização e da atrocidade que povos indígenas de diferentes etnias sofreram. Acredito que estar lá me colocou à frente para escrever, discutir e participar de temas que podem cair na redação no Enem”, diz. 

A oportunidade de vivenciar o que só conhecia por livros, também foi o principal benefício da viagem para Pedro Henrique Silva, de 18 anos. “Essa experiência foi marcante devido ao que me foi agregado de conhecimento, sobretudo, o que eu aprendi sobre os costumes da aldeia, mas, principalmente, de uma nova visão em relação ao panorama atual dos povos indígenas no Brasil e o marco temporal, no qual tive a oportunidade de ver a partir da perspectiva do povo indígena, o que amplificou meu conhecimento e domínio sobre o assunto e me instigou a pensar de formas diferentes”, conta.

Pré-Enem do Se Liga 

Com cerca de 359 mil inscritos para realizar o Enem em Minas Gerais, segundo o Inep, o Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG), disponibilizou para toda a população o Cursinho de Pré-Enem do Se Liga na Educação, em parceria com a Rede Minas.

Desde outubro, o canal veicula aulas via streaming no site do programa. Discussões no formato mesacast com professores abordando temas prováveis para a redação do Enem e entrevistas sobre como os estudantes podem se preparar para o exame estão na programação.

O pré-Enem é composto por aulas teóricas e correção de exercícios nas áreas do conhecimento que são abordadas no exame: Linguagens, Ciências Humanas, Matemática e Ciências da Natureza. Cada dia da semana é dedicado a uma delas e, além do programa ‘Se Liga no Tira-dúvidas’, em que os professores respondem dúvidas enviadas pelo público.

Maior nota média por escola no Enem no país 

Em 2022, pelo terceiro ano consecutivo, Minas Gerais conquistou a maior média por escola, alcançando 561 pontos, considerando as pontuações das provas objetivas e da redação deste exame. Os dados fazem parte da pesquisa “Análise da evolução e disparidades nas notas do Enem“, realizada pela pela startup de tecnologia educacional AIO Educação. O trabalho também aponta as unidades escolares da rede estadual de ensino mineira que figuram entre as maiores notas entre as escolas públicas do país que não realizam prova de admissão.