Minas Gerais segue mobilizada na segunda semana de aplicação do Saeb 2025
Escolas da rede estadual reforçam estratégias de engajamento e participação dos estudantes em todo o estado
Minas Gerais segue mobilizada na segunda semana de aplicação do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) 2025, em escolas de todas as regiões do estado. A avaliação, coordenada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), mede o nível de aprendizagem dos estudantes e subsidia políticas públicas voltadas à melhoria da qualidade da educação básica.
Desde o início das provas, no dia 22/10, a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) vem acompanhando o processo junto às 47 Superintendências Regionais de Ensino (SREs), que desdobram as ações nas escolas e garantem que os estudantes participem da avaliação de forma tranquila e engajada.
Em Belo Horizonte, a Escola Estadual Técnico Industrial Professor Fontes aplicou nesta quarta-feira a avaliação e contou com a participação de 99% dos estudantes. “Foi um dia muito tranquilo, bem organizado e com a participação dos nossos estudantes e da equipe escolar. Na chegada, foi distribuído um copo personalizado do Saeb, uma barra de cereal e uma caneta. Depois, tivemos um lanche especial na escola”, relatou o diretor da unidade, Rômulo José.
O estudante, Kairon de Oliveira, do terceiro ano do ensino médio, comentou sobre a experiência de realizar o Saeb. “A prova foi bem difícil. Estava no nível do Enem, mas isso é bom, pois testo meus conhecimentos e além de tudo me preparo para o outro desafio que teremos no fim deste ano”, destacou.
Preparação
Durante o recesso escolar, entre os dias 13 e 17/10, diversas escolas da rede estadual mantiveram as portas abertas para recompor e reforçar a aprendizagem e preparar os estudantes para o Saeb. As atividades tiveram foco especial em Língua Portuguesa e Matemática, áreas avaliadas pelo Saeb, e buscaram reduzir as defasagens ainda presentes.
Importância do Saeb
Os resultados do Saeb influenciam diretamente indicadores como o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e o Valor Aluno Ano Resultado (Vaar), mecanismo do Fundeb que destina recursos adicionais às redes que apresentam avanços em seus índices de aprendizagem.
A SEE/MG reforça a importância da participação de todos os estudantes e do apoio das famílias e comunidades escolares nesta reta final das aplicações. O comprometimento conjunto é fundamental para consolidar o papel de Minas Gerais como referência em educação pública de qualidade, com foco na equidade e na aprendizagem de todos os estudantes.