
Minas capacita 300 educadores na Zona da Mata para fortalecer preparação dos alunos para o Enem
Formação presencial em Juiz de Fora reforça uso da Plataforma Enem MG e impulsiona estratégias pedagógicas com uso da tecnologia
O Governo de Minas segue ampliando as ações para fortalecer a preparação dos estudantes da rede estadual para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Desta vez, a formação voltada ao uso da Plataforma Enem MG chegou a Juiz de Fora, na Zona da Mata, nesta terça-feira (15/7), reunindo cerca de 300 educadores em um encontro presencial com foco na potencialização das práticas pedagógicas.
Promovida pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG), a formação contou com a presença de professores e técnicos das Superintendências Regionais de Ensino (SREs) de Juiz de Fora, Carangola, Muriaé, Ubá, São João del-Rei, Barbacena, Leopoldina e Conselheiro Lafaiete.
Durante o evento, os participantes participaram de oficinas e painéis sobre as funcionalidades da plataforma, que incluíam simulados, correção de redações com inteligência artificial, trilhas personalizadas de aprendizagem e relatórios de desempenho. Lançada em 2024, a ferramenta já contribuiu para resultados expressivos no Enem, como o 1º lugar nacional no número de redações com notas entre 980 e 1.000 pontos.
“A participação dos professores nas formações tem sido valiosa. Estamos contextualizando o uso da plataforma e mostrando o seu potencial tanto para preparar os estudantes quanto para apoiar o trabalho pedagógico dos educadores”, destaca o coordenador de Ações de Aprendizagem do Ensino Médio da SEE/MG, Alexandre Marini.
Manual Pedagógico
Além da apresentação geral da plataforma, os participantes receberam orientações sobre o uso do Manual Pedagógico do Professor, desenvolvido pela SEE/MG com a colaboração de docentes da própria rede estadual. O material auxilia na integração dos dados gerados pela plataforma com as avaliações internas das escolas e amplia a capacidade de análise dos educadores.
“A formação tem mostrado novas formas de atuação em sala de aula, promovendo mais interação com os estudantes. O alinhamento entre um professor bem preparado, o uso de tecnologia e uma boa ferramenta faz toda a diferença na caminhada do aluno rumo ao Enem e à vida”, avalia a professora Fernanda Girardi, da Escola Estadual Professor Gabriel Arcanjo Mendonça, em São João Nepomuceno.
Um dos pontos de destaque foi a introdução à Teoria de Resposta ao Item (TRI), metodologia usada no Enem que permite uma leitura pedagógica mais precisa dos resultados dos simulados.
A formação em Juiz de Fora integra uma série de encontros regionais que estão sendo promovidos em todo o estado. Até agosto, também receberão a capacitação os municípios de Varginha, Coronel Fabriciano, Unaí e Belo Horizonte (Metropolitana A). Considerando as etapas já realizadas em Montes Claros, Teófilo Otoni, Região Metropolitana de BH e agora Juiz de Fora, mais de dois mil professores da rede estadual terão sido capacitados até o fim do ciclo.
Plataforma Enem MG
Ampliada em 2025, a Plataforma Enem MG passou a atender todos os estudantes do ensino médio da rede estadual, alcançando cerca de 700 mil alunos. A medida integra um conjunto de ações do Governo de Minas para democratizar o acesso à universidade, como os simulados em larga escala, transporte e hospedagem gratuitos para estudantes de cidades sem local de prova e os aulões presenciais da Maratona Enem.