Minas Bilíngue chega à Escola Estadual Aarão Reis e amplia oportunidades para estudantes
Com foco na aprendizagem e melhoria contínua da educação pública, equipe da Secretaria de Educação visita escola, conhece espaços pedagógicos e dialoga com a comunidade escolar
Nesta sexta-feira (6/2), a Escola Estadual Aarão Reis, em Belo Horizonte, recebeu a visita de uma equipe da Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG). A unidade é uma das selecionadas para integrar o programa Minas Bilíngue e implantou o espanhol como idioma adicional em sua proposta pedagógica.
As aulas bilíngues atendem estudantes do 6º ao 8º ano do Ensino Fundamental em Tempo Integral (EFTI), integrando língua estrangeira e conteúdos curriculares por meio do estudo intercultural. A proposta busca ampliar o repertório cultural, linguístico e acadêmico dos estudantes, promovendo uma aprendizagem mais conectada com o mundo.
No 6º ano, os estudantes participam da disciplina de arte aplicada em língua estrangeira. No 7º ano, o componente curricular é matemática aplicada em língua estrangeira. Já no 8º ano, o foco é ciências aplicada em língua estrangeira. Em todas as turmas, o ensino intercultural está presente como eixo formativo, fortalecendo o contato com diferentes culturas e perspectivas.
Durante a visita, estiveram presentes o secretário de Estado de Educação, Rossieli Soares, a secretária adjunta, Stephanie Carvalho, e a subsecretária de Desenvolvimento da Educação Básica, Kellen Senra. A equipe conheceu diferentes espaços da escola, como a sala de recursos, a biblioteca e a sala de informática, e também dialogou com servidores da unidade, ouvindo demandas, sugestões e experiências do cotidiano escolar.
“Conversar com estudantes, professores e servidores e acompanhar o que acontece no cotidiano é essencial para fortalecer a educação pública. O Minas Bilíngue é uma das ações que ampliam oportunidades e mostram que nossos estudantes têm potencial para ir cada vez mais longe, mas nosso compromisso vai além: é garantir aprendizagem, equidade e melhores condições para que cada escola cumpra seu papel”, afirma o secretário Rossieli Soares
Estrutura adaptada para o ensino bilíngue
Para a implementação do Minas Bilíngue, a escola passou por adequações, incluindo a adaptação de salas multiuso bilíngues, ambientação visual com plotagens no idioma espanhol, uso de Chromebooks, telas interativas e reorganização do mobiliário, com carteiras em formato que favorece a formação de círculos e a interação entre os estudantes, estratégia que estimula a comunicação e a prática da língua.
Estudante do 8º ano, de 13 anos, Evellin Mendes destaca a importância da iniciativa para os alunos. “Vai ser muito bom para mim e os outros alunos. Eu fazia curso de inglês, mas tive que sair por questões pessoais. Agora, aqui na Aarão Reis, eu poderei estudar na própria escola um outro idioma, o espanhol”, conta.
Também do 8º ano e com 13 anos, a estudante Raiane de Morais ressalta as expectativas com o aprendizado. “Estudar o espanhol é uma oportunidade única para muitos aqui. Minha expectativa é aprender para usar no futuro, quando estiver em busca de bons empregos ou até mesmo para viajar ou morar fora do país”, afirma.
A diretora Weridiany Reis destaca o impacto da proposta para a comunidade escolar. “Ficamos muito felizes quando soubemos que fomos escolhidos. Nossa comunidade é uma comunidade carente, e é uma oportunidade que os meninos não teriam se não fosse essa proposta do Estado. Eles receberam com o coração aberto e estão super empolgados”, ressalta.
O Minas Bilíngue é uma das estratégias para fortalecer a aprendizagem, ampliar oportunidades educacionais e preparar os estudantes para contextos acadêmicos e profissionais cada vez mais conectados globalmente. A iniciativa integra ensino de língua estrangeira, formação docente, material pedagógico e melhorias na infraestrutura escolar, consolidando um ambiente de aprendizagem mais inovador e inclusivo.