
Inscrições para o Cores de Minas são ampliadas até o dia 24/10
Concurso fortalece a arte nas escolas e dá voz aos estudantes que sentem vontade de representar sua realidade
A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) anuncia a prorrogação das inscrições para o Concurso de Desenho “Cores de Minas” até o dia 24/10. Os estudantes das redes estadual e municipal que desejam participar da iniciativa devem se inscrever por meio do formulário eletrônico disponível neste link, mediante o envio das informações do estudante e do termo de autorização assinado pelo responsável legal, conforme previsto no Edital.
Os desenhos selecionados vão estampar capas de materiais didáticos, campanhas institucionais e ações do calendário escolar da SEE/MG. Assim, as produções dos estudantes ganham destaque em toda a rede, valorizando o talento e a diversidade cultural das escolas mineiras.
“O Cores de Minas é um projeto muito importante e reforçamos com as escolas para incentivar os alunos a participar, mostrar suas habilidades artísticas e estampar nossas campanhas, livros e ações do calendário escolar”, afirma a subsecretária de Desenvolvimento da Educação Básica, Kellen Senra.
Quem pode participar
O concurso é gratuito e voluntário. Estudantes regularmente matriculados na rede estadual podem se inscrever em todas as categorias, enquanto os alunos dos anos iniciais da rede municipal poderão participar apenas da categoria “Aprendizagem”. As modalidades de Educação Indígena, Quilombola e do Campo serão contempladas por estudantes da rede atendidos por essas modalidades de ensino, reforçando a valorização das identidades e realidades locais.
Sobre os desenhos
Cada estudante poderá inscrever apenas um desenho, inédito e autoral, feito em papel branco tamanho A4, na orientação vertical, e com digitalização em resolução mínima de 300 dpi.
A folha onde será produzido o desenho não poderá ser dobrada ou enrolada, de modo a não prejudicar a avaliação da obra. O desenho deverá ser inédito e inspirado na categoria escolhida. É vedado o uso de qualquer material protegido por direitos autorais, bem como o uso de ferramentas de inteligência artificial.
Os trabalhos serão avaliados por uma comissão julgadora, que levará em conta criatividade, originalidade e pertinência ao tema. As produções escolhidas passarão a ilustrar materiais e comunicações da SEE/MG durante os anos letivos de 2025/2026.