Hospital da Universidade Estadual de Montes Claros tem 75% de satisfação dos pacientes

Pesquisa da Unimontes ouviu mais de 600 usuários entre março e abril

02/06/2023
-
3 min de leitura

A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) comemora bons resultados na pesquisa de satisfação feita entre os pacientes atendidos no Hospital Universitário Clemente de Faria (HU-Unimontes). Uma pesquisa sobre o grau de satisfação entre pacientes internados na instituição entre março e abril revelou que 74,76% dos atendidos no segundo bimestre de 2023 saíram muito satisfeitos com os serviços prestados.

O diagnóstico é resultado da Pesquisa de Satisfação dos Usuários, realizada anualmente pelo Escritório da Qualidade do HUCF-Unimontes. O índice é calculado pela média de avaliação dos usuários do HUCF-Unimontes no período avaliado: março (73,24%) e abril (76,29%). 

Com a pesquisa, pacientes puderam classificar o desempenho do atendimento de profissionais, serviços prestados e a atuação das unidades. “As métricas são de relevância para considerar os fatores específicos de cada setor do hospital, tendo como avaliador aquele que recebe os nossos serviços”, destaca o sociólogo e professor da Unimontes Gilson Santos, responsável pela compilação e detalhamento dos dados. “A constância ininterrupta da avaliação nos possibilita uma análise histórica da qualidade no curso do tempo”, acrescenta Gilson.

O público entrevistado, composto por 64% mulheres e 36% homens pôde apontar o nível de satisfação por meio de questionários. O índice médio de aprovação de 89,3% desponta a  Unidade de Terapia Intensiva (UTI) de adultos como o atendimento mais bem avaliado do HUCF-Unimontes, seguido de clínica de saúde mental (79,94%), Unidade de Terapia e Intensiva (UTI) neonatal (79,25%), clínica médica (76,31%), maternidade (75,33%), clínica pediátrica  (75,22%), clínica cirúrgica geral (73,91%) e pronto-socorro (70,13%).

Metodologia

Para elaboração dos indicadores, a coordenação do Escritório da Qualidade adotou a metodologia qualitativa com base na métrica Net Promoter Score (NPS). A técnica consiste na aplicação de questionários estratégicos, nos quais o usuário avalia os setores indicados com notas entre 0 e 10.

O segundo indicador utilizado é o Índice Geral de Satisfação (IGS), que leva em consideração a pontuação de 17 variáveis pertinentes a: tempo de espera na recepção e triagem; atendimento da recepção; atendimento médico; atendimento da enfermagem; conforto do quarto; limpeza do quarto; conforto do banheiro; limpeza do banheiro; limpeza das roupas de cama; frequência de troca das roupas de cama; segurança; dieta; atendimento do fornecimento da dieta; sabor da dieta; atendimento geral do hospital; indicação do hospital para outros usuários; e avaliação geral média de todos os dias em que esteve internado.

Foto: Ascom Unimontes