Governo de Minas divulga 120 semifinalistas do Passaporte Mineiro do Conhecimento
Projeto fortalece o protagonismo juvenil e amplia o acesso de estudantes da rede pública a experiências educacionais internacionais
O sonho de ir além das fronteiras avança mais uma etapa. O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG), divulgou nesta sexta-feira (19/12), a lista dos 120 estudantes semifinalistas da 2ª edição do Projeto Passaporte Mineiro do Conhecimento. Os selecionados avançam para uma das etapas mais decisivas do projeto, que tem como objetivo ampliar o acesso de estudantes da rede pública estadual a experiências internacionais de formação acadêmica e intercultural.
Para o secretário de Estado de Educação, Rossieli Soares, o projeto reafirma o compromisso com a ampliação de oportunidades para os estudantes da rede pública. “Estamos falando de uma política pública que acredita no potencial dos nossos jovens e investe na formação integral, preparando-os para atuar em um mundo cada vez mais conectado. O intercâmbio internacional amplia horizontes, fortalece o protagonismo estudantil e mostra que a escola pública pode, sim, levar nossos estudantes para onde eles sonharem”, destacou.
O Passaporte Mineiro do Conhecimento é voltado a estudantes do Ensino Médio em Tempo Integral (EMTI) e busca fortalecer o protagonismo juvenil, o desenvolvimento de competências globais e socioemocionais, além de incentivar a mobilidade acadêmica internacional. Nesta edição, o projeto registrou 3.615 inscrições, demonstrando o interesse crescente dos jovens mineiros por oportunidades educacionais além das fronteiras do país.
A relação completa com os nomes dos 120 estudantes semifinalistas pode ser conferida neste link.
Seleção e próxima etapa
Os 120 semifinalistas foram selecionados após as etapas iniciais do processo e participaram da Trilha Formativa do Ciclo II, realizada entre os dias 30 de novembro e 3 de dezembro, no Tauá Resort, em Caeté. A atividade reuniu estudantes de diversas regiões do estado em uma programação intensiva, com palestras, oficinas, dinâmicas em grupo e momentos de avaliação comportamental e formativa.
A Trilha Formativa é um momento estratégico do processo seletivo, pois apresenta as habilidades necessárias para quem for selecionado para o intercâmbio. Os estudantes são observados em diferentes situações, para entendermos como lidam com novos desafios e com a convivência em contextos interculturais.
Ao final desta etapa, serão preenchidas 60 vagas para bolsas de intercâmbio internacional do Ciclo II, que se somam às 90 bolsas já destinadas ao Ciclo I, totalizando 150 oportunidades de intercâmbio nesta edição do programa.
Formação intercultural e cidadania global
Durante a Trilha Formativa, os estudantes participaram de atividades voltadas à educação intercultural e à cidadania global, com destaque para palestras sobre convivência entre culturas, diálogo, resolução de conflitos e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).
Sobre o projeto
O Passaporte Mineiro do Conhecimento é uma iniciativa da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais, inspirada na experiência da Fundação Helena Antipoff com o projeto Cidadão Global: De Minas para o Mundo. Em 2024, o projeto foi ampliado para todas as 794 escolas EMTI da rede estadual, alcançando mais de 94 mil estudantes em 450 municípios mineiros, consolidando-se como uma das principais políticas públicas de internacionalização da educação básica em Minas Gerais.