Estudantes de escola estadual de Caratinga são convocados para representar o Brasil nos Jogos Sul-Americanos Escolares 2025

Atletas da Escola Estadual Venceslau José da Silva integram a delegação brasileira no atletismo

14/11/2025
-
4 min de leitura

Ao consolidarem um ano de conquistas no esporte escolar, dois estudantes da Escola Estadual Venceslau José da Silva, localizada no município de Caratinga, foram convocados para representar o Brasil nos Jogos Sul-Americanos Escolares 2025. Bianca Medina da Silva e Yago Rosa de Souza, ambos da modalidade atletismo, integram a delegação que disputará a competição entre os dias 29/11 e 8/12, em Assunção, no Paraguai.

A convocação dos jovens atletas acontece após o excelente desempenho nos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs/2025), realizados em Uberlândia. Segundo Yago, a participação no torneio nacional marcou sua trajetória no esporte. 

“Minha primeira participação nos Jogos Escolares Brasileiros já foi uma grande experiência. Consegui medalhas de ouro, prata e bronze. Ser convocado para as Sul-Americanas era um grande sonho, representar meu país. E consegui realizar esse sonho”, afirma. Ele destaca, ainda, que suas expectativas são altas e está treinando intensamente para honrar a oportunidade.

Yago reforça que segue dedicado aos treinos e motivado pela chance inédita de competir internacionalmente, ressaltando que está “correndo atrás do sonho”.

A atleta Bianca também celebrou o desempenho nos JEBs/2025, etapa fundamental para sua classificação. “Minha participação nos Jogos Escolares Brasileiros foi a melhor. Dei meu máximo e consegui a tão sonhada medalha”, disse, enfatizando a felicidade pela convocação. “Era o meu sonho representar o Brasil nessa competição. Minha expectativa está alta e estou procurando dar o meu máximo nos treinos. Vamos buscar essa medalha”, afirma. Bianca reforça que a convocação representa a realização de um objetivo construído com empenho e disciplina ao longo do ano.

A diretora da escola, Pollyana de Araújo, destaca a emoção e o orgulho da comunidade escolar diante das conquistas dos estudantes. “Mesmo sendo uma escola pequena, de zona rural, a gente procura sempre incentivar nossos alunos na prática esportiva, iniciada nas aulas de Educação Física, bem como na participação dos jogos escolares da região e também dos promovidos pela SEE”.

Jogos Sul-Americanos Escolares 2025 

A presença de estudantes mineiros nos Jogos Escolares Sul-Americanos é resultado de uma política de incentivo ao esporte conduzida pelo Governo de Minas, por meio da Subsecretaria de Esportes da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedese), da Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG) e Federação de Esportes Estudantis de Minas Gerais (FEEMG). 

O percurso que leva os jovens atletas ao cenário internacional se inicia no programa Jogos Escolares de Minas Gerais (JEMG), a maior competição esportiva estudantil do estado, executada com ampla participação das escolas públicas e privadas.

Em 2025, o JEMG registrou números expressivos: 853 municípios inscritos, mais de 4,5 mil escolas participantes e 67 mil estudantes-atletas mobilizados em todas as regiões. Ao longo das etapas microrregional, regional e estadual, foram realizados 12.850 jogos, com suporte logístico garantido pela SEE, incluindo alimentação, transporte, alojamento e a organização de estruturas adequadas para a prática esportiva. Somente neste ano, o investimento estadual ultrapassou R$ 11 milhões, reforçando o compromisso da pasta com o esporte educacional.

É nessa estrutura que surgem os talentos que avançam para os Jogos Escolares Brasileiros. Em 2025, Minas Gerais sediou a competição nacional em Uberlândia, recebendo delegações de todo o país e destacando-se mais uma vez pela forte participação: foram 272 integrantes, entre estudantes-atletas, professores e dirigentes, representando 113 escolas mineiras.

A etapa final dessa trajetória ocorre nos Jogos Escolares Sul-Americanos. A convocação de estudantes mineiros para integrar a delegação brasileira evidencia o impacto direto do trabalho realizado nas escolas e nas competições estaduais.

Os Jogos Escolares Sul-Americanos são organizados pela Confederação Sul-Americana do Desporto Educacional (CONSUDE), com apoio da Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE) e do Ministério do Esporte.