Estudantes da Escola Estadual Alzira Francisca Pereira participam de atividade emocional que marca encerramento do ano letivo

Ação do Núcleo de Acolhimento Educacional promove reflexão sobre sentimentos, convivência e expectativas para 2026

17/12/2025
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A Escola Estadual Alzira Francisca Pereira, em Mutum, promoveu um momento de reflexão e fortalecimento emocional com estudantes do 1º ao 5º ano do ensino fundamental, como parte das ações do Núcleo de Acolhimento Educacional (NAE) da SRE Manhuaçu. A iniciativa integra o conjunto de atividades desenvolvidas ao longo de 2025 pela equipe do NAE, voltadas ao cuidado com o bem-estar e às habilidades socioemocionais da comunidade escolar.

A atividade “Relembrar, Refletir e Recomeçar” convidou as crianças a revisitar sentimentos e vivências do ano, diferenciando aspectos que desejavam deixar no passado e aqueles que desejavam levar para 2026. Em roda de conversa, os estudantes falaram sobre experiências relacionadas à convivência, autocuidado e atitudes cotidianas. 

A diretora da escola, Poliana Martins, destacou que a partir do projeto percebeu mudanças no comportamento dos estudantes, tanto cognitivo como afetivo. “Teve uma grande melhora, pois os estudantes conseguiram se concentrar mais nas atividades na sala de aula, a conviver melhor com os outros colegas nos espaços em comum”, afirma.

Dinâmica

Palavras como bullying, depressão, raiva e brigas foram depositadas no “pote do que fica para trás”, simbolizando comportamentos e sentimentos a serem superados. Já alegria, saúde, paz e entendimento passaram a compor o “pote do que segue adiante”, representando valores que os estudantes querem fortalecer no próximo ano letivo.

Cada participante também compartilhou os motivos de suas escolhas, favorecendo o diálogo, a escuta e a construção de um ambiente mais acolhedor. Segundo a direção da escola, o exercício auxiliou as crianças a reconhecerem emoções, elaborarem conflitos e celebrarem conquistas, reforçando a importância da educação socioemocional no processo de aprendizagem.

No segundo momento da atividade, o NAE propôs a dinâmica da “Batata Quente”, utilizada para retomar temas trabalhados ao longo do ano letivo. Quando a música parava, o estudantes que estivesse com a bolsinha comentava um dos assuntos abordados, estimulando memória, participação e espontaneidade.

Acolhimento

A ação encerra o ciclo de atividades formativas de 2025 e contribui para fortalecer o vínculo entre escola e estudantes, alinhando-se à política educacional da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais que valoriza ambientes escolares seguros, dialogados e acolhedores.