Estudantes da 2ª edição do Trilhas de Futuro iniciam as aulas na expectativa de futuras oportunidades profissionais

160 instituições privadas de todo o Estado recebem, na próxima segunda-feira (01/8), as novas turmas do Programa Trilhas de Futuro que oferece cursos profissionalizantes gratuitos

01/08/2022
-
4 min de leitura

Para muitos estudantes que começarão a frequentar as aulas dos cursos técnicos gratuitos da 2ª edição do Programa Trilhas de Futuro, este início de semestre representa muito mais que apenas uma etapa da formação. É o pontapé inicial para novas perspectivas de alcançar uma vida profissional. Nesta segunda-feira (01/8), mais de 160 instituições em diversas regiões do Estado darão início às aulas, recebendo um total de 40 mil novos alunos nos cursos profissionalizantes.

O Trilhas de Futuro é uma iniciativa do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG). O programa oferece cursos técnicos gratuitos a estudantes do Ensino Médio, aproveitando-se da infraestrutura já existente e da expertise de instituições públicas e privadas. A primeira edição do Trilha de Futuro, em 2021, ofertou mais de 70 mil vagas.

Waleska Vitória Evaristo, de 20 anos, aguarda ansiosa para esse começo. Ela é ex-aluna do Colégio Militar de Minas Gerais, formou-se no ensino médio em 2019, mas desde então estava tentando ingressar no mercado de trabalho sem sucesso. A jovem assegurou uma das vagas remanescentes do curso de Radiologia da Escola Conhecer, de Belo Horizonte.

“A questão profissional já estava me deixando muito ansiosa. Por eu não ter experiência no currículo, dificulta muito arrumar uma boa vaga de emprego. Optei pelo curso técnico porque é mais fácil ingressar de forma capacitada no mercado de trabalho. Como eu não havia conseguido na edição passada, me sinto muito feliz”, conta Waleska, que já foi conhecer a escola e abriu uma conta para receber a ajuda de custo para alimentação e transporte de R$18 reais por dia que o Programa oferece aos estudantes.

Diversas instituições já estão realizando o acolhimento dos novos alunos. Caso da Enferminas Proz Educação, que tem promovido aulas inaugurais para dar as boas-vindas aos alunos do Trilhas e falar sobre os cursos que escolheram. A Enferminas tem unidades em Belo Horizonte (Centro e Venda Nova), Contagem, Divinópolis e Juiz de Fora. Somando as duas edições do Trilhas de Futuro, essa escola conta com 6.362 estudantes do programa.

“Tivemos a aula inaugural com a coordenadora. Fizemos um tour pela escola, conhecemos os laboratórios e nossa futura sala de aula. Tudo muito tecnológico e as salas bem equipadas. Recebemos uniforme, garrafinha e apostila. Já estamos com uma expectativa muito grande para começar”, diz a nova aluna da Enferminas do curso técnico de Enfermagem, unidade de Venda Nova, Fernanda Cristina Soares Alvarenga, 19 anos.

Pelos critérios do programa Trilhas de Futuro, pelo menos 70% das vagas são destinadas a estudantes do ensino médio regularmente matriculados na rede pública estadual, sendo as demais vagas distribuídas para os jovens matriculados em outras redes públicas, em redes privadas e, em seguida, para os jovens egressos do ensino médio.

2ª edição priorizou cursos com maior perspectiva de empregos em cada região
Em 2022 houve a ampliação dos municípios que ofertam o Trilhas de Futuro. Hoje, são 117 cidades mineiras. Nesta edição o mapeamento considerou também a existência de instituições que ofertam os cursos prioritários com base no censo escolar.

Foram ofertadas 40 mil vagas em mais de 110 municípios mineiros, em todas as regiões do estado, com mais de 70 opções de cursos técnicos. Foram priorizados cursos e localidades com maior perspectiva de emprego para os jovens, considerando o histórico de empregos de cada área na região e fatores demográficos de cada um dos municípios mineiros. Foram ampliadas, também, as opções de formação para os jovens, com a oferta de novos cursos das áreas tecnológicas, biológicas, industrial, educacional, ambiental, humanas, entre outras.

* Este conteúdo não esteve disponível durante o período eleitoral em cumprimento à Legislação.