Estudante da rede pública estadual mineira conta sobre a experiência de participar da simulação da ONU, em Harvard 

Sophia Lima Rodrigues, de 16 anos, teve viagem custeada pela Secretaria de Educação a título de fortalecimento pedagógico   A estudante da rede estadual de ensino, Sophia Lima Rodrigues, acaba de retornar da experiência que teve na Universidade de Harvard, nos Estados Unidos. Na mala, a jovem trouxe histórias do aprendizado que teve no mês de […]

09/02/2023
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Sophia Lima Rodrigues, de 16 anos, teve viagem custeada pela Secretaria de Educação a título de fortalecimento pedagógico  

A estudante da rede estadual de ensino, Sophia Lima Rodrigues, acaba de retornar da experiência que teve na Universidade de Harvard, nos Estados Unidos. Na mala, a jovem trouxe histórias do aprendizado que teve no mês de janeiro, no Harvard Model United Nations, que agora poderá compartilhar com os colegas. 

Sophia tem 16 anos, cursa o 2º ano do Ensino Médio na Escola Estadual Professor Cláudio Brandão, em Belo Horizonte, e teve sua participação na conferência totalmente custeada pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG). 

A Harvard Model United Nations (HMUN) é a maior e mais prestigiada simulação diplomática da Organização das Nações Unidas (ONU). Neste ano, cerca de 4 mil  estudantes participaram do evento que ocorreu de 26 a 29 de janeiro de 2023. Sophia passou oito dias em Boston com a delegação brasileira que tinha outros sete estudantes e, segundo ela, vivenciou uma das maiores aventuras de sua vida. 

“A simulação de Harvard é a maior do mundo. A experiência em si foi muito grande. Eu fiquei muito feliz de ter conseguido ir. Eu fui a única estudante de escola pública da equipe. Senti um pouco de pressão em relação a isso, mas eu fiquei muito feliz com os resultados. Foi muito bom para a minha maturidade e o programa foi uma experiência incrível e me ajudou a amadurecer várias ideias. Conheci pessoas de várias partes do mundo e tive a chance de debater e conhecer vivências e culturas diferentes da minha”, conta Sophia que representou a Eslováquia na simulação. 

Ter participado de um evento tão importante em uma das maiores universidades do mundo lhe abriu os horizontes. Agora, Sophia projeta novas metas. “Conheci duas universidades, a Harvard e a Babson College, maior faculdade de negócios do mundo. Foi incrível e vou tentar aplicar, no futuro, para estudar”, contou a estudante que também conheceu outros pontos turísticos e a cultura local. 

“Boston tem uma gastronomia muito diversa e experimentei muitos pratos gostosos, sem o estereótipo que, às vezes, temos de que nos Estados Unidos só tem fast food. Além disso, conheci muitos lugares lindos, pessoas e vivi momentos muito especiais. Fiquei muito feliz com a oportunidade, foi uma experiência única”, contou Sophia. 

A mãe da estudante, Luciana de Cássia Lima, sente muito orgulho e disse que foi surpreendida. “Nunca imaginei que a Secretaria de Educação fosse custear a viagem toda. Existem vários projetos que valorizam e beneficiam os estudantes e muitas pessoas nem tem o conhecimento. Hoje, ela tem pensamentos maiores em relação aos estudos. O primeiro passo foi dado aqui, ela quer ser diplomata e estudar em outro país”, conta a mãe com satisfação.   

A SEE/MG liberou cerca de R$20 mil reais para o custeio da viagem da Sophia. Os recursos foram para as passagens, transporte, documentação, hospedagem e alimentação. A iniciativa faz parte das ações de investimento no fortalecimento pedagógico da pasta. As solicitações são analisadas criteriosamente pelo órgão central da SEE/MG e o projeto deve apresentar vinculação com a formação dos estudantes e estar em consonância com o Projeto Político Pedagógico da escola.  

Sobre a Harvard Model United Nations (HMUN)

A HMUN conta com participantes de 50 países diferentes que são selecionados através de um rigoroso processo seletivo, semelhante ao Application, método utilizado para ingressar em algumas universidades do exterior. Os estudantes discutem problemas globais em mais de 30 comitês, assim, potencializando habilidades como oratória, liderança e negociação.

Os estudantes brasileiros foram acompanhados por professores das instituições privadas Anglo Paulínia e Pentágono, ambas em São Paulo, que coordenaram a delegação.