Escolas estaduais são reconhecidas com prêmio por desempenho no Ideb 2023
Reconhecimento valoriza práticas pedagógicas, engajamento docente e aprendizagem efetiva dos estudantes da rede estadual de Minas Gerais
As escolas da rede estadual de ensino de Minas Gerais foram reconhecidas pelo desempenho alcançado no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2023. A premiação contempla docentes das escolas públicas com melhores resultados, como forma de valorização do trabalho desenvolvido em sala de aula.
Nesta edição do “Reconhecimento Mais Professores”, os docentes premiados recebem um crédito no valor de R$ 3 mil para a aquisição de equipamentos tecnológicos, como computadores, notebooks e tablets, reforçando o apoio às atividades pedagógicas e ao aprimoramento do trabalho educacional.
Práticas pedagógicas
Nos anos finais do ensino fundamental, a Escola Estadual Dona Mariana Solis Rosa, em Vazante, se destacou a partir da aplicação de práticas pedagógicas alinhadas às diretrizes da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG). Para a diretora da unidade, Maria Amélia Alves Côrtes Arvelos, os resultados refletem um trabalho coletivo e consistente.
“Adotamos práticas pedagógicas que geram uma aprendizagem real e palpável. É possível acompanhar o crescimento do aluno, em um processo de aprender junto, marcado pela interação entre professor e estudante. Os alunos recebem muito bem essas práticas, se engajam, sentem prazer em aprender, e isso motiva também os professores a desenvolverem um trabalho cada vez melhor”, destaca a diretora.
Valorização e reconhecimento
Nos anos iniciais do ensino fundamental, a Escola Estadual Irmã Beata, em Montes Claros, também se sobressaiu. A unidade desenvolve o projeto de leitura “Ler e Criar”, com apoio do Projeto de Leitura e Escrita da SEE/MG, que articula diferentes ações voltadas ao fortalecimento da aprendizagem.
Segundo a coordenadora do 1º ao 5º ano, Célia Caroba Tofani, o projeto deu origem a iniciativas como simulados quinzenais com foco em Língua Portuguesa, Matemática e Literatura, inspirados nos modelos do Saeb e do Simave. “Os alunos amam a escola, a frequência é muito boa e há um forte protagonismo estudantil. Mantemos um diálogo constante entre escola, estudante e família, o que impacta diretamente na aprendizagem. Também somos exigentes com os professores, que participam de capacitações contínuas”, afirma.
Para a diretora Cláudia de Souza Ferreira Santos, os resultados obtidos reforçam a importância dos anos iniciais na trajetória educacional. “Quando olhamos para o desempenho dessa escola, é algo gratificante. Os anos iniciais são a base de todo o ensino, e investir nessa etapa faz toda a diferença no percurso dos estudantes”, conclui.
O diretor da Escola Estadual Honório Guimarães, que atende aos anos iniciais e aos anos finais do ensino fundamental, em Uberlândia, Paulo Rocha, o reconhecimento evidencia que a escola pública também é um espaço de excelência. “Esse prêmio mostra que a escola pública tem, sim, ensino de qualidade. Nossos professores trabalham diariamente para desenvolver as habilidades e competências de cada estudante, com foco em uma aprendizagem consistente”, afirma. Segundo ele, a escola investe na aplicação de simulados frequentes, elaborados a partir de provas anteriores, como estratégia para preparar os alunos e fortalecer o desempenho acadêmico.
O reconhecimento recebido pelas escolas mineiras reafirma o papel da rede estadual na promoção de uma educação pública de qualidade, baseada no engajamento de professores, na participação dos estudantes e na construção coletiva de práticas pedagógicas eficazes.