Escolas Estaduais de Minas Gerais promovem ações de acolhimento com estudantes no primeiro dia letivo de 2026
Iniciativas fortalecem a aprendizagem e potencializam o pertencimento
Com a volta às aulas, as escolas da rede estadual de Minas Gerais estão promovendo ações de acolhimento para receber os estudantes nos primeiros dias letivos, para aumentar o aprendizado e o engajamento ao longo do ano, além de promover o sentimento de pertencimento.
Na Escola Estadual Melo Viana, em Monte Carmelo, que atende aos Anos Finais do Ensino Fundamental e ao Ensino Médio, o planejamento das ações de acolhimento é estruturado a partir da escuta ativa, colocando o estudante como protagonista do processo educativo.
Segundo a diretora, Lisiane Stein, os primeiros dias letivos são decisivos para o engajamento da comunidade escolar ao longo de todo o ano. “O acolhimento é criar condições para aprender. Esses primeiros dias, bem como a forma que o acolhimento é realizado, determinam o engajamento da comunidade escolar ao longo do ano letivo”, destaca Lisiane .
Entre as ações planejadas, a escola desenvolveu uma proposta especial para os estudantes do 3º ano do Ensino Médio. “A ideia é que eles escreverem uma carta para si mesmos, que será relida ao final do ano letivo. O objetivo dessa atividade é criar um momento de reflexão entre os alunos”, explica a diretora.
Lisiane também reflete sobre a importância dessas ações: “Quando o estudante se sente acolhido, ele passa a se reconhecer como parte da escola. O acolhimento faz você se sentir parte. Quando você se torna parte da história, você se sente responsável. Um exemplo disso é que, em anos anteriores, através das ações de acolhimento realizadas, foi possível observar uma melhoria nas notas dos estudantes”.
Sensação de pertencimento
Na Escola Estadual Professora Maria Muzzi Guastaferro, em Venda Nova, a diretora Elzeline Santiago Viana também ressalta a importância do acolhimento como o primeiro contato do aluno com a equipe escolar. Para ela, esse momento inicial é essencial. “O acolhimento é o primeiro momento do aluno com a equipe, e é muito importante ter essa acolhida, ainda mais em um ano de mudanças, como é o caso da alteração do regime de bimestre para trimestre”, destaca.
“Neste início de 2026, organizamos uma recepção pensada nos detalhes. Logo na chegada, nosso foco é recepcionar nossos alunos, despertando o sentimento de ‘estar de volta em casa’, fortalecendo a sensação de pertencimento à escola e tranquilizando os estudantes novatos para que se sintam à vontade no nosso ambiente”, explica.
Elzeline ressalta que a escola teve um cuidado especial com os estudantes que vivem fases de transição, como as turmas do 6º ano do Ensino Fundamental e do 1º ano do Ensino Médio Regular e Profissionalizante, nas áreas de Marketing e Recursos Humanos. “Tivemos um olhar especialmente carinhoso na preparação da recepção desses estudantes. Sabemos que a mudança de ciclo gera ansiedade, são novos professores, novas rotinas e novos desafios. Por isso, para eles, o acolhimento foi redobrado”.
De acordo com a diretora, a proposta é deixar claro que essa nova etapa representa uma oportunidade de crescimento. “Garantimos que eles entendam que essa fase é um convite ao desenvolvimento e que eles não estarão sozinhos nessa jornada”.