Escolas e equipes da SEE e FDG elaboram plano de ação e realizam encontros para monitoramento das ações pedagógicas

Atividades fazem parte do projeto Gestão Integrada da Educação (Gide), parceria desenvolvida no âmbito do programa Gestão pela Aprendizagem

18/10/2022

As escolas da rede estadual de ensino participantes do projeto Gestão Integrada da Educação Avançada (Gide), parceria da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) com a Fundação de Desenvolvimento Gerencial (FDG), realizaram uma série de encontros nas últimas semanas para o monitoramento das ações pedagógicas desenvolvidas. Por meio do preenchimento de formulários, as equipes escolares identificaram as principais causas que impactam nos resultados na escola e, com base nesses resultados bimestrais, cada unidade de ensino definiu suas metas e elaborou o seu plano de ação.

O plano de ação é uma ferramenta de planejamento e gestão da aprendizagem organizada para estabelecimentos de metas e objetivos. Nele contém as atividades a serem desenvolvidas e os responsáveis por acompanharem a execução dessas atividades, com o intuito de desenvolver a aprendizagem e alcançar melhores resultados. Nessa perspectiva, é fundamental que haja o acompanhamento efetivo da realização dessas ações, visto que a implementação e o monitoramento permitem verificar sua eficácia e comprovar a melhoria no resultado em função das ações realizadas.

Nos encontros, realizados entre 19 de setembro a 7 de outubro, cada uma das 899 escolas da Gide pôde colocar em prática o primeiro Relatório de Implementação das Ações do Plano (RIAP). Após o primeiro acompanhamento, o RIAP passa a ser o documento de referência da escola, colocando as ações em movimento. Bimestralmente, o relatório deve ser elaborado com os responsáveis pelos planos de ação da escola para verificar a concretização do planejamento e como ocorre a sua execução.

Segundo a analista educacional Lídia Suzana Pereira, integrante da equipe Gide na SEE, o acompanhamento periódico das ações pedagógicas realizadas nas escolas é fundamental para o desenvolvimento dos estudantes e maior integração entre escolas, Superintendências Regionais de Ensino e a Secretaria. “O monitoramento do plano de ação permite uma visão clara e efetiva do trabalho desenvolvido na escola, assim como a identificação de suas práticas exitosas”, aponta.

Durante as reuniões de RIAP, a escola relata e demonstra o desenvolvimento das atividades, bem como apresenta o Painel de Evidências que comprova a implementação das ações. Em seguida, o Coordenador/Multiplicador ou Consultor, por meio de cores, atribui ao seu plano de ação o status conforme a realização. Dessa forma, é possível monitorar e acompanhar as atividades pedagógicas, fazendo intervenções quando e se necessárias. Assim, é possível, em tempo hábil, acompanhar os resultados parciais dos estudantes na busca de fortalecer a aprendizagem e reverter resultados insatisfatórios.

A GIDE no estado

Em Minas Gerais, a Gide é realizada por meio de uma parceria entre a SEE/MG e a FDG. A iniciativa teve início em 2019, no âmbito do Programa Gestão pela Aprendizagem, voltada para o ensino fundamental e tem como foco o fortalecimento da gestão escolar. Inicialmente, contava com a participação de 251 escolas estaduais. Neste ano, 899 unidades de ensino em todo o estado desenvolvem a Gide.

A GIDE é focada em uma metodologia que unifica e direciona os esforços e recursos da escola em metas e ações para a melhoria de seus resultados e processos, fundamentado no método PDCA (Planejar, Executar, Verificar, Atuar) e no gerenciamento do processo pedagógico a partir de fatos e dados.