Escolas da rede estadual de ensino trabalham em projetos de valorização da mulher e de orientação à Lei Maria da Penha

Em comemoração ao 8 de março, unidades de ensino realizam a Semana de Combate a Violência Contra a Mulher

08/03/2022
-
3 min de leitura

Em toda a rede pública estadual de ensino de Minas Gerais esta é uma semana de conscientização para que a comunidade escolar e, principalmente, os jovens, saibam identificar e combater as violências contra a mulher. O calendário visa o Dia Internacional da Mulher – 8 de março – e as escolas estão promovendo palestras, atividades em todas as áreas do conhecimento e ações que discutem o tema com as turmas dos anos finais do ensino fundamental e do ensino médio.

A Semana de Combate a Violência Contra a Mulher, instituída pela Lei 14.164/2021, tem o objetivo de difundir conhecimento sobre a Lei Maria da Penha, orientar sobre os mecanismos de assistência e denúncias, além de incentivar a reflexão crítica entre os estudantes.

A coordenadora do Novo Ensino Médio da Escola Estadual Sílvio Lobo, em Betim, Emanuelle de Castro Carvalho Guimarães, conta que, em uma das palestras realizadas para os alunos, foi perguntado quem já havia presenciado um ato de agressão contra uma mulher e todos levantaram a mão. “Já tínhamos percebido aqui na escola uma demanda de violência familiar. Essas atividades são para orientá-los a combater a agressão sem a necessidade de mais violência. Há outras formas de prepará-los para conhecer outros meios de defesa e de proteção aos seus direitos”, diz a coordenadora.

Na programação dessa escola de Betim, um representante da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) irá palestrar sobre os 15 anos da Lei Maria da Penha e explicará sobre as diversas formas de violências contra a mulher, como a obstétrica, a profissional e a psicológica. Também estão sendo abordadas – para ampliar o conhecimento dos estudantes – sobre as portas de entrada do Serviço Único de Saúde (SUS) para quem sofreu algum tipo de abuso.

Durante toda esta semana, o tema será tratado por professores de todas as áreas do conhecimento, como por exemplo, a Matemática, que trará os índices e estatísticas sobre o assunto.

Coletânea de histórias de vidas vai virar livro
Em São Gonçalo do Abaeté, no Noroeste mineiro, a E.E. Zico Mendonça, está com uma programação intensa durante todo o mês de março, e um dos projetos que está sendo desenvolvido tem a temática “Mulheres que Inspiram”. Alunos dos anos finais do ensino fundamental e do ensino médio estão coletando depoimentos de mulheres fortes da sociedade que geram admiração.

“Iremos fazer uma coletânea com 40 relatos de vida de mulheres são-gonçalenses e imprimir um livro para a nossa biblioteca. Nossa aluna do 2º ano do ensino médio irá fazer as ilustrações. Este é um projeto que todos estão empolgados”, conta a coordenadora do Novo Ensino Médio da escola Zico Mendonça, Fabíola Inês Porto.

E os alunos seguem dando o exemplo em diversas regiões do Estado, como Vitória Ketlen Lima Baldaia, de 15 anos, do 1º ano do Ensino Médio da E.E. Alizon Themóter Costa, de Ribeirão das Neves. Ela encheu os professores de orgulho com um vídeo postado em uma rede social falando sobre o marco jurídico que foi a Lei Maria da Penha e sua importância na defesa dos Direitos das mulheres.