Escola Estadual de Pedro Leopoldo promove encontros sobre saúde mental de professores
Iniciativa integra o programa “Minas com Todos: Acolher para Avançar”, da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais
A Escola Estadual de Pedro Leopoldo, localizada em Pedro Leopoldo, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, promoveu dois encontros voltados ao cuidado com a saúde mental dos profissionais da educação. A ação fortalece o bem-estar emocional dos servidores e promove um ambiente de trabalho mais acolhedor e colaborativo.
Segundo o diretor da escola, Flávio Campos, a iniciativa surgiu da necessidade de olhar também para a saúde mental dos educadores. “A escola tem dedicado atenção constante à saúde mental dos estudantes; no entanto, por vezes, acaba-se esquecendo da importância de cuidar também da saúde mental dos profissionais da educação”, apontou.
“Esses servidores, além de lidarem com suas próprias questões emocionais, assumem diariamente a responsabilidade de zelar pelo bem-estar emocional de seus alunos”, explicou o gestor ao falar da importância dos encontros.
Resultados e próximos passos
De acordo com o diretor, as duas sessões já trouxeram resultados perceptíveis na rotina escolar. Flávio destacou que é possível perceber uma melhora na interação entre os servidores, com um ambiente de trabalho mais acolhedor e colaborativo, além de uma postura de mais empatia no relacionamento com os estudantes.
A experiência positiva fez com que a escola planejasse a continuidade do trabalho. “Há planos para realizar novos encontros com a psicóloga, visando dar sequência ao cuidado com a saúde mental dos servidores”, completou o diretor.
Minas com Todos: Acolher para Avançar
As ações na Escola Estadual de Pedro Leopoldo estão alinhadas ao Programa Minas com Todos: Acolher para Avançar, uma iniciativa da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) voltada ao fortalecimento da saúde mental, da inclusão e do bem-estar no ambiente de trabalho.
O programa é desenvolvido pela Subsecretaria de Gestão de Recursos Humanos (SG), em parceria com a Superintendência de Desenvolvimento e Avaliação (SDA), a Diretoria de Avaliação e Desempenho (DIAD) e o Serviço de Acompanhamento Sociofuncional (SAS). A proposta é oferecer um ambiente mais acolhedor aos servidores, com oportunidades de reflexão e apoio especializado para o desenvolvimento pessoal e profissional.