Escola estadual de Araxá está entre as finalistas do Prêmio Nacional de Educação Fiscal

Solenidade ocorre na noite desta terça-feira (29/11), em Brasília, e professora responsável pelo projeto na EE Loren Rios Feres participa com expectativas de trazer a premiação para Minas

29/11/2022
-
4 min de leitura

Uma escola da rede estadual de ensino de Minas Gerais concorre, na noite desta terça-feira (29/11), ao Prêmio Nacional de Educação Fiscal edições 2020 e bienal 2021/2022, que valoriza boas práticas das administrações tributárias. O evento acontece na Embaixada de Portugal, em Brasília, a partir das 19h. O projeto realizado pela Escola Estadual Loren Rios Feres, de Araxá, no Alto Paranaíba mineiro, está entre os seis finalistas nacionais e a escola pode trazer para casa, além do troféu, uma premiação em dinheiro que varia de R$2 mil a R$10 mil.

A EE Loren Rios Feres inscreveu o projeto que é realizado na escola desde 2017, intitulado “Liderança jovem, participação ativa”. Valorização da sociedade = escola + educação fiscal + liderança”. Este foi um projeto desenvolvido com as turmas do 7° e 8° ano do Ensino Fundamental, com o objetivo de trabalhar a educação financeira. O projeto é da disciplina de Matemática, mas foi trabalhado de forma transversal com outras áreas do conhecimento.

“Queríamos ensinar os estudantes a lidar com dinheiro, porque percebemos os jovens endividados. E neste projeto eles entendem a importância dos tributos para a convivência para a sociedade. O mais importante é que trouxe aos alunos a consciência de que planejamento é algo essencial para a vida de qualquer pessoa. Lidar bem com o dinheiro é uma questão de conhecimento. Nós fomos conseguindo desenvolver com os alunos o protagonismo a se perceberem os responsáveis por suas ações e que é necessário planejar”, explicou a professora de Matemática e responsável pelo projeto na escola de Araxá, Silvéria Rita de Oliveira Santos dos Anjos.

A premiação é organizada pela Associação Nacional das Associações de Fiscais de Tributos Estaduais (Febrafite) em parceria com o Ministério da Educação, a Receita Federal e o Tesouro Nacional. A solenidade será transmitida online e pode ser acompanhada neste canal no YouTube.

A diretora da EE Loren Rios Feres, Alessandra Rezende, está na expectativa, mas acredita que só a indicação da escola a um prêmio de repercussão nacional já é uma grande alegria. “Esse projeto é de suma importância por estarmos formando cidadãos conscientes e responsáveis. Houve empenho e colaboração de vários servidores e a notícia da indicação como finalistas foi muito comemorada por todos da escola. É um reconhecimento do trabalho executado e dedicação da professora e dos nossos alunos. Para nós a premiação é secundária, o mérito já é tudo para nós”, pontua a diretora Alessandra.

Este prêmio bateu seu recorde histórico de inscrições. Estão na disputa nacional 354 projetos divididos em quatro categorias: Escolas, Instituições, Imprensa e Tecnologia. A categoria com mais inscritos foi a de Escolas, tendo recebido 253 inscrições.

Minas no pódio

O Prêmio Nacional de Educação Fiscal foi criado em 2012 pela Febrafite (Associação Nacional das Associações de Fiscais de Tributos Estaduais), com o objetivo de valorizar projetos que atuem com as temáticas da função social dos tributos, a qualidade do gasto público, bem como acompanhamento do retorno dos recursos para a sociedade.

Desde a primeira edição, iniciativas de Minas Gerais têm figurado com destaque. Já foram quatro primeiros lugares e uma terceira colocação. Na última edição da premiação antes da pandemia, ocorrida em 2019, o projeto vencedor na categoria Escolas foi o “Estudo sobre a história dos tributos e a importância dos impostos para o desenvolvimento social na contemporaneidade”, da Escola Estadual Luiz Salgado Lima, de Leopoldina, na Zona da Mata Mineira.