Escola de Formação impulsiona desenvolvimento profissional na rede estadual
Com atuação estruturada em três eixos, a instituição fortalece a qualificação de educadores e gestores em todo o estado
A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG), por meio da Escola de Formação e Desenvolvimento Profissional de Educadores, inicia 2026 com uma ampla agenda de cursos e capacitações voltadas aos profissionais da rede estadual. Somente no primeiro trimestre, estão sendo ofertados mais de dez cursos na modalidade a distância (EaD), além de formações presenciais, webinários e encontros síncronos entre professores.
Criada em 2011, a Escola de Formação tem como finalidade formar e capacitar educadores, gestores e demais profissionais da SEE/MG, fortalecendo a implementação das políticas públicas educacionais em Minas Gerais. Sediada no Campus Gameleira, em Belo Horizonte, a instituição também abriga o Museu da Escola Professora Anna Maria Casasanta Peixoto, o Laboratório de Ciências Naturais Leopoldo Cathoud e a Biblioteca Bartolomeu Campos Queirós.
Três eixos de atuação
A Escola de Formação conta com três eixos principais: formações a distância, formações presenciais e a Rede de Formação e Aprendizagem, voltada à troca de experiências entre educadores.
O primeiro eixo reúne os cursos ofertados na modalidade a distância. “A Escola de Formação está trabalhando hoje com três eixos principais. Mantemos as formações tradicionais oferecidas na plataforma EaD, que são assíncronas e autoinstrucionais”, explica.
No primeiro trimestre, entre os cursos e conteúdos que estão sendo ofertados, destacam-se: noções básicas de primeiros socorros e proteção ambiental, formações relacionadas ao Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA), o Programa Miguilim voltado à saúde auditiva ocular dos estudantes e capacitações para o uso de ferramentas digitais, como é o caso da plataforma Canva.
O segundo eixo contempla as formações presenciais. “Também estamos atuando com formações presenciais e webinários, envolvendo encontros em polos e regionais, on-lines com ou sem parceiros”, destaca Alexandre.
Um dos destaques deste início de ano é o “Diretores pela Aprendizagem”, formação presencial que reuniu gestores da rede estadual antes do início do ano letivo de 2026, em encontros setorizados por regiões. A iniciativa integrou a estratégia da SEE/MG para o planejamento do ano escolar e segue com reuniões em diferentes localidades, como Ribeirão das Neves, na Região Metropolitana de Belo Horizonte.
Também estão previstas, ainda neste primeiro trimestre, formações sobre Inteligência Artificial, envolvendo os Núcleos de Tecnologia Educacional (NTEs) de todas as regionais, encontros sobre o Ensino Médio em Tempo Integral (EMTI), realizados em seis polos distintos, e capacitações em Ensino Bilíngue, que irão reunir mais de 2 mil educadores das 30 escolas selecionadas para o programa Minas Bilíngue.
Mudanças
Para o ano de 2026, Alexandre também chama atenção para uma novidade: a Rede de Formação e Aprendizagem. “Temos uma nova mudança na Escola de Formação: são as formações entre pares. Essas formações são síncronas e se destacam por professores de determinados componentes curriculares se encontrarem com outros professores dos mesmos componentes curriculares. Na Rede de Formação e Aprendizagem não será levado em conta somente o conteúdo formativo, mas também a troca de experiências”.
Atualmente, 20 professores atuam na unidade central produzindo conteúdos formativos voltados a colegas dos mesmos componentes curriculares. A iniciativa tem como objetivo conectar profissionais de diferentes escolas e regionais, consolidando uma comunidade colaborativa de educadores. “Além de uma formação, ela também é uma comunidade de aprendizagem em que a gente está tentando criar entre professores de todas as regionais”, Alexandre ressalta.
Com a ampliação das ações e a diversidade das modalidades formativas, a SEE/MG reforça o compromisso com a valorização dos profissionais da educação e com a melhoria contínua da qualidade do ensino ofertado na rede estadual.