Encontro com equipes das Superintendências Regionais de Ensino reforça foco na aprendizagem
Evento reuniu lideranças regionais para avaliar avanços de 2025, alinhar ações para o fim do ano letivo e parte do planejamento de 2026
A Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG) realizou, nesta terça-feira (12/11), o encontro “Trem para Aprender – Não deixe ninguém para trás!”, que reuniu os 47 superintendentes Regionais de Ensino (SREs), diretores educacionais e coordenadores de inspeção. O evento teve como objetivo alinhar as ações que ainda serão realizadas neste ano com prioridade em garantir o aprendizado de todos os estudantes, não deixando nenhum para trás .
Durante a abertura, o secretário de Estado de Educação, Rossieli Soares, destacou o empenho das escolas mineiras no processo de mobilização para o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) 2025.
Ele também mencionou a votação em andamento sobre a organização escolar em bimestres ou trimestres, reforçando a importância de ouvir a rede e aprimorar continuamente as práticas de ensino e avaliação.
“Minas Gerais tem avançado de forma consistente porque há um compromisso coletivo com o estudante. Nosso desafio agora é garantir que cada aluno termine o ano letivo aprendendo, engajado e preparado para seguir seus estudos com sucesso”, afirmou.
Um movimento unificado pela aprendizagem
O Trem para Aprender faz parte do ciclo de gestão da aprendizagem da rede estadual e reúne um conjunto de ações que orientam o encerramento do ano letivo. A iniciativa articula práticas de certificação, estudos intensivos e recuperação da aprendizagem, reforçando o compromisso da Secretaria com o fortalecimento do fluxo escolar, recuperando as aprendizagens para garantir a trajetória regular dos estudantes.
Durante o evento, foram apresentadas as orientações para o Período de Estudos Intensivos, que será desenvolvido pelas escolas nas semanas finais do ano letivo. As subsecretárias Cláudia Lara, Kellen Senra e Gabriela Bonfim conduziram as falas sobre o papel das regionais nesse processo, a importância da leitura pedagógica dos dados e o acompanhamento das ações de recuperação.
Na parte da tarde, o encontro contou com oficinas formativas conduzidas pelo Centro de Referência em Práticas Educacionais (Cenpre). As atividades abordaram, de forma prática e colaborativa, temas como a análise de indicadores de desempenho, a reorganização de tempos e espaços escolares e o uso de metodologias que favorecem o engajamento e a consolidação das aprendizagens.
As equipes das regionais também elaboraram planos de ação para o acompanhamento das escolas durante o período de estudos intensivos, definindo etapas, prazos e responsabilidades. O encerramento do encontro retomou os principais eixos trabalhados: ler os dados, reorganizar a escola, ativar a aprendizagem e planejar ações, reforçando a corresponsabilidade das SREs como elo entre a SEE/MG e as escolas da rede.