Enade das Licenciaturas
Exame Nacional de Desempenho de Estudantes
O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) é uma avaliação
promovida pelo Ministério da Educação, com o objetivo de aferir o desempenho dos
estudantes de cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos previstos
nas Diretrizes Curriculares Nacionais, bem como às habilidades e competências
desenvolvidas ao longo de sua formação acadêmica.
O exame é composto por três instrumentos:
- Questionário do Estudante,
- Prova escrita (com questões de formação geral e específica), e
- Avaliação da Prática, exclusiva para os cursos de Licenciatura, aplicada durante o
estágio supervisionado obrigatório, no momento em que o estudante assume a
regência de classe.
O Enade é componente curricular obrigatório. Portanto, a regularidade do estudante
perante o exame é condição indispensável para a conclusão do curso de graduação.
Os resultados obtidos servem como base para o cálculo de indicadores que compõem
o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), contribuindo
diretamente para o aprimoramento da qualidade da educação superior no Brasil.
Mais informações sobre o exame podem ser acessadas nos seguintes canais oficiais:
- Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep):
https://www.gov.br/inep/pt-br - Enade (ambiente para cumprimento das obrigações institucionais e estudantis):
https://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/avaliacao-e-exames-educacionais/enade
O Enade das Licenciaturas: uma nova etapa na avaliação da formação docente.
O Ministério da Educação (MEC) instituiu, em 2024, o Enade das Licenciaturas, por
meio da Portaria nº 610/2024, publicada no Diário Oficial da União (DOU). Com essa
iniciativa, oficializou-se a reformulação do modelo de avaliação dos cursos de
formação de professores no Brasil. O novo formato do exame é conduzido pelo
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep),
conforme os procedimentos estabelecidos na Portaria nº 611/2024, também publicada
no DOU.
O principal objetivo dessa reformulação é aperfeiçoar os processos de avaliação dos
cursos de formação docente, de modo a garantir que os futuros professores estejam
mais bem preparados para os desafios da educação básica. Dentre as principais
mudanças implementadas, destacam-se:
- A atualização das matrizes de referência;
- O novo modelo de prova, com foco ampliado na avaliação das competências e
habilidades docentes; - A inclusão da Avaliação da Prática, voltada para o acompanhamento das
atividades desenvolvidas pelos estudantes durante os estágios supervisionados
obrigatórios.
A nova estrutura do exame busca avaliar não apenas os conteúdos específicos das
disciplinas, mas também as competências pedagógicas e a capacidade prática dos
estudantes para atuar em sala de aula.
Nesse contexto, a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG), por
meio da Assessoria de Ensino Superior, é responsável por coordenar e estabelecer as
diretrizes da política de estágios no âmbito estadual — uma etapa essencial para a
articulação entre a teoria acadêmica e a prática profissional no ambiente escolar.
Para que o estudante de licenciatura possa realizar seu estágio supervisionado em uma
Escola Estadual, é imprescindível que a Instituição de Ensino Superior (IES) na qual está
matriculado mantenha um Convênio de Cooperação Mútua com a SEE/MG.
Acesse os convênios ativos de estágio aqui.
Esse instrumento garante:
- À IES, o envio de seus estudantes às unidades escolares da rede estadual;
- Às escolas, a possibilidade de receber esses estudantes e designar um professor
supervisor para acompanhamento das atividades de estágio; - Ao estudante, a oportunidade de consolidar, na prática, os conhecimentos
teóricos adquiridos no curso de graduação.
Ao viabilizar essa integração entre instituições formadoras e escolas da rede pública, a
SEE/MG fortalece a formação dos futuros docentes e contribui significativamente para
a melhoria da qualidade da educação oferecida nas escolas estaduais.
Superintendência Regional de Ensino
As Superintendências Regionais de Ensino (SREs) são responsáveis, em âmbito
regional, pelo acompanhamento da execução dos convênios firmados entre a
Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) e as Instituições de Ensino
Superior (IES), com vistas à realização do estágio curricular obrigatório supervisionado
nas escolas estaduais.
As IES interessadas em firmar essa parceria institucional devem entrar em contato por
meio do endereço eletrônico:
asu.estagios@educacao.mg.gov.br, a fim de receber as orientações e
procedimentos necessários para formalização do convênio.
Escola Estadual
Os estágios curriculares supervisionados são componentes obrigatórios dos cursos de
licenciatura e devem ser realizados em escolas da educação básica, sejam públicas ou
privadas.
No âmbito da rede estadual, cabe às escolas estaduais acolher os estudantes
estagiários, proporcionando-lhes a oportunidade de vivenciar a prática docente. É
responsabilidade da unidade escolar orientá-los quanto às especificidades e à dinâmica
do trabalho pedagógico, bem como indicar um(a) professor(a) para atuar como
Supervisor(a) de Estágio, acompanhando e avaliando o desenvolvimento das
atividades.
Além disso, compete à escola zelar pelo cumprimento das ações previstas no Convênio
de Cooperação Mútua, firmado entre a Instituição de Ensino Superior (IES) e a
Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG).
Professor da Escola Estadual – Supervisor (a) de Estágio
Indicado pela escola, o (a) Professor (a) Supervisor(a) de Estágio desempenha um
papel fundamental no processo de formação dos estudantes de licenciatura, atuando
diretamente na avaliação das competências e habilidades demonstradas durante o
estágio supervisionado, bem como na identificação de aspectos que ainda precisam
ser desenvolvidos.
Sua atuação se dá em dois campos complementares: o da formação prática do
estudante e o da preparação para o exercício docente, sendo, portanto, uma peça-
chave no processo de integração entre a teoria acadêmica e a realidade da sala de
aula.
Para mais informações sobre cada etapa da Avaliação da Prática, acesse:
Estudante de Licenciatura
Protagonista do Enade das Licenciaturas, o(a) estudante desempenha um papel
essencial ao participar de forma engajada e responsável em todas as etapas do
processo avaliativo, contribuindo com informações relevantes para a análise da
qualidade do curso.
Mais do que uma exigência curricular, o estágio supervisionado obrigatório deve ser
compreendido como uma oportunidade valiosa para aproximar a teoria aprendida na universidade da prática vivenciada nas escolas, fortalecendo sua formação como
futuro(a) professor(a).
Como realizar o estágio em uma escola da Rede Estadual?
O(a) estudante deve procurar a Instituição de Ensino Superior (IES) em que está
regularmente matriculado(a) e verificar se há convênio vigente com a Secretaria de
Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG). A partir disso, poderá receber as
orientações necessárias para o encaminhamento ao estágio nas unidades escolares da
rede estadual.
Confira mais informações sobre os convênios no link:
https://www.educacao.mg.gov.br/servicos/convenios-ativos-de-estagio/