Em 2021, SEE/MG fortaleceu a modalidade e ampliou o número de matrículas na Educação de Jovens e Adultos

Modalidade teve como foco o protagonismo do estudante e a oferta de atividades que reconhecessem as vivências e trajetórias dos jovens e adultos O ano de 2021 foi de mudanças na Educação de Jovens e Adultos (EJA) ofertada na rede estadual de ensino. Com o fortalecimento da modalidade para atender às necessidades e realidades dos […]

03/02/2022

O ano de 2021 foi de mudanças na Educação de Jovens e Adultos (EJA) ofertada na rede estadual de ensino. Com o fortalecimento da modalidade para atender às necessidades e realidades dos estudantes, o número de matrículas aumentou de 165 mil, em 2020, para 179 mil, em 2021. O número de escolas que ofertam a EJA também foi ampliado de 1.040 para 1.488, distribuídas entre 597 municípios. O conjunto de ações voltadas para o aperfeiçoamento da proposta foi denominado de EJA Novos Rumos.

A EJA Novos Rumos é focada no protagonismo do estudante e reconhece as vivências e trajetórias dos jovens e adultos. Além disso, a proposta busca valorizar e promover o engajamento dos profissionais. Ao longo do último ano, muitas ações foram consolidadas e refletiram positivamente na oferta do ensino.

A partir do trabalho realizado pelo Grupo de Trabalho composto por servidores das Superintendências Regionais de Ensino (SREs) e por professores que atuam na Educação de Jovens e Adultos – em escolas regulares, nas inseridas em Unidades Prisionais, APACs e em Centros Estaduais de Educação Continuada (CESECs), foram realizados, em 2021, seis seminários regionais e um seminário estadual, onde foram apresentadas boas práticas realizadas nas unidades de ensino e discutidos diversos pontos que envolvem a modalidade.

Também em 2021, foram realizados dois webinários tendo como público-alvo a rede estadual de ensino. O 1º Webinário EJA Novos Rumos teve como objetivo apresentar o contexto atual do programa, seu funcionamento e as novas propostas, além de engajar os profissionais da educação e mobilizar a comunidade escolar para que mais estudantes pudessem se matricular na EJA. Já no 2º Webinário EJA Novos Rumos: Trajetórias e Saberes, foram compartilhadas trajetórias e experiências relacionadas à Educação de Jovens e Adultos. Ambos os vídeos no Youtube contam com aproximadamente 35 mil visualizações.

Também foi elaborado o Caderno Pedagógico EJA Novos Rumos, que subsidia o trabalho do professor. Além disso, está em fase de conclusão um documento com as Diretrizes Pedagógicas da EJA, que será divulgado neste ano.

Em parceria com a Escola de Formação e Desenvolvimento Profissional e de Educadores de Minas Gerais, foi ofertado o curso “Trilha Pedagógica EJA Novos Rumos”, que consiste em uma série de formações voltadas para os educadores que atuam na rede estadual de ensino. Até o final de 2021, mais de 15 mil profissionais concluíram a formação. Para este ano, a previsão é que sejam abertas novas turmas.

Outra ação voltada para os alunos da EJA foi a prioridade na participação em cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC). O curso FIC tem a finalidade de capacitar, aperfeiçoar e atualizar o estudante que deseja entrar ou retornar ao mundo do trabalho de maneira rápida e eficiente.

Educação de Jovens e Adultos
A modalidade de ensino é voltada para pessoas que não tiveram a oportunidade de concluir os estudos na idade própria. Na EJA, o estudante conclui o ensino fundamental em dois anos e o ensino médio em um ano e meio. Para participar, é necessário ter 15 anos para ingressar nos anos finais do ensino fundamental e 18 anos para ingressar no ensino médio.