
Educação reúne gestores para alinhar prioridades do segundo semestre
Plano de Recomposição de Aprendizagens será intensificado em Minas, com foco na melhoria da qualidade da educação e redução da defasagem escolar
A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) realiza, entre os dias 19 e 22/8, o Encontro de Alinhamento Pedagógico, em Jaboticatubas, Região Metropolitana de Belo Horizonte. O evento conta com a participação de todas as 47 Superintendências Regionais de Ensino (SRE). O objetivo é passar a todos os responsáveis pela educação em Minas Gerais os objetivos que pautarão o segundo semestre letivo.
O foco é traçar, junto aos gestores de todo o estado, as diretrizes que irão nortear o segundo semestre letivo, com atenção especial para o fortalecimento do Plano de Recomposição de Aprendizagens (PRA), principal estratégia da SEE/MG para reduzir a defasagem educacional na rede estadual.
Na abertura do encontro, o secretário de Estado de Educação, Rossieli Soares, ressaltou a importância do alinhamento coletivo. “Espero que possamos aproveitar ao máximo esse tempo para definir os pontos que queremos avançar até o fim deste ano e já preparar os frutos para os próximos anos da educação em Minas Gerais”, destacou.
Os resultados recentes do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) mostram espaço para crescimento da nota de Minas. Segundo Rossieli, elevar o desempenho da rede estadual é prioridade absoluta. “O PRA será central daqui para frente”, completou.
Intensificação do PRA
Criado em 2023, o PRA busca recompor conteúdos básicos, especialmente em língua portuguesa e matemática, áreas que apresentam maiores desafios nos diagnósticos internos da rede. A partir deste semestre, o plano ganhará um novo protocolo, com ações mais intensivas e acompanhamento semanal em escolas consideradas prioritárias.
A superintendente de Políticas Pedagógicas, Rosely Lima, explica que a meta é ampliar a presença da Secretaria no cotidiano escolar. “Estamos definindo estratégias para acompanhar de perto essas escolas, garantindo que o processo de recomposição seja efetivo. A nossa missão é levar educação de qualidade para todos os estudantes da rede”, afirmou.
Sobre o Plano
O PRA é voltado para reduzir a defasagem de ensino intensificada pela pandemia, alinhando práticas pedagógicas à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e ao Currículo Referência de Minas Gerais.
Entre as ações estão o acompanhamento sistemático dos estudantes, apoio pedagógico direcionado aos professores e monitoramento contínuo dos resultados de cada turma. O foco é assegurar que todos os alunos tenham acesso ao direito fundamental de aprender e se desenvolver plenamente.