
Educação promove live para apresentar novo Sistema de Monitoramento da Busca Ativa Escolar
Diretores, professores e inspetores puderam ver, na prática, o funcionamento das ferramentas que fortalecerão a permanência dos estudantes na rede estadual
Dando continuidade ao conjunto de ações da Campanha Busca Ativa Escolar 2025 – “Lugar de Estudante é na Escola”, a Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG) promoveu, nesta segunda-feira (19/5), uma live para apresentar o novo Sistema de Monitoramento, que tem como objetivo identificar estudantes com frequência irregular e prevenir o abandono e a evasão escolar.
Para isso, foi desenvolvida uma nova versão do Sistema de Monitoramento da Busca Ativa, pela Assessoria de Inovação da SEE/MG, que visa facilitar a identificação das causas do possível abandono escolar por parte dos alunos.
Os dados da ferramenta são interligados com o Painel de Frequência Diária, que disponibiliza o percentual de frequência dos estudantes. A funcionalidade também possibilita o acompanhamento das faltas consecutivas e facilita na identificação daqueles que estão em abandono ou em risco.
Na abertura da live, o secretário de Estado de Educação, Igor de Alvarenga, destacou que a utilização das ferramentas é um processo importante na Busca Ativa, uma vez que as funcionalidades permitem o monitoramento de frequência dos alunos. Desta forma, ele orientou aos diretores escolares que atualizem o sistema diariamente.
“O processo de busca ativa é para trazer o estudante que está começando a não frequentar aulas ou aquele que já abandonou a escola. No entanto, é importante manter a escola de forma adequada, com merenda saborosa, fazendo o processo de escuta, com atividades para que esse estudante não desanime e não abandone a escola”, orienta.
Em seguida, a subsecretária de Articulação Educacional da SEE/MG, Cláudia Lara, destacou que, além de garantir o retorno dos alunos às escolas, é necessário recompor a aprendizagem de todos e tratá-los com a devida atenção. A Assessoria da Equipe de Campanhas, então, apresentou o Sistema de Monitoramento Busca Ativa, enquanto a Assessoria de Inovação demonstrou como funciona o Painel de Frequência Diária.
A transmissão pode ser acessada, na íntegra, aqui.
Parceria com o Unicef
Uma das novidades deste ano é a parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), que traz uma metodologia social e uma plataforma digital gratuita. As ferramentas permitirão ao poder público identificar crianças e adolescentes fora da escola e acionar diferentes áreas para garantir a matrícula e a frequência às aulas.
Com essa parceria, será possível articular e estabelecer comunicação entre os diversos agentes públicos envolvidos no desenvolvimento das crianças e adolescentes.
Resultados
As estratégias adotadas pela SEE/MG no âmbito do Plano de Enfrentamento ao Abandono e à Evasão Escolar têm apresentado resultados positivos. Em 2023, 68 mil alunos retornaram para a escola, número que subiu para 93 mil em 2024. Um aumento de 37%.