Educação participa do Festival LED e destaca avanços da iniciativa “Um Milhão de Oportunidades” em Minas Gerais
Realizado pela Fundação Roberto Marinho, o evento debate novas práticas para o futuro da educação
A Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG) participou, nesta segunda-feira (3/11), da Feira de Oportunidades do Festival LED – Luz na Educação, realizada no Instituto Cultural Filarmônica, em Belo Horizonte. Promovido pela Globo e Fundação Roberto Marinho, o evento conta com a parceria da Fundação ArcelorMittal e do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), além de possuir o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) como parceiro estratégico.
O festival reuniu especialistas, educadores, estudantes e artistas em um grande encontro sobre inovação, diversidade e o papel da educação na construção de um Brasil conectado às transformações do mundo contemporâneo.
Na mesa de abertura, intitulada “Um Trem para o Futuro: Um Milhão de Oportunidades para as Juventudes Mineiras”, a SEE/MG destacou os resultados e os avanços da parceria com o 1MiO, iniciativa do Unicef que promove oportunidades de formação e inserção profissional para adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade.
O secretário de Estado de Educação, Rossieli Soares, ressaltou a importância da parceria com o Unicef e do papel da escola na preparação dos jovens para o futuro. “A parceria com o Unicef, por meio da iniciativa 1MiO, tem aberto novas oportunidades para milhares de jovens mineiros. É na escola que podemos despertar projetos de vida e conectar nossos estudantes a um mundo em constante transformação”, afirmou.
1 Milhão de Oportunidades
Desde a formalização da parceria, em 2023, o trabalho do 1MiO em Minas Gerais tem sido desenvolvido de forma intersetorial, com a participação das secretarias estaduais de Educação, Desenvolvimento Econômico e Desenvolvimento Social. Entre os resultados alcançados estão 52.810 estudantes formados nos cursos livres oferecidos pela plataforma do projeto e quase 200 mil cursos concluídos. Em 2024, 17 escolas foram premiadas com kits multimídia e outras 60 receberam reconhecimento pelo desempenho e engajamento.
Em 2025, o projeto entrou em uma nova etapa com o Desafio #ProjetoDeVida, em parceria com a plataforma Goodwall, fomentando o protagonismo estudantil e o desenvolvimento de competências socioemocionais. Atualmente, a plataforma 1MiO oferece mais de 60 cursos gratuitos nas áreas de Inteligência Artificial, Empregos Verdes, Economia Criativa e Steam, entre outras temáticas voltadas à empregabilidade e ao futuro do trabalho.
Educação feminina
Durante a programação, a SEE/MG também participou da mesa temática “Projeto de Vida e Meninas em Cena”, conduzida pela chefe de Educação do Unicef, Mônica Pinto. Na ocasião, foram compartilhadas experiências sobre o fortalecimento do protagonismo feminino na educação e no mundo do trabalho. A SEE/MG destacou ações como o Trilhas de Futuro, o Ensino Médio em Tempo Integral, que ampliam as oportunidades de qualificação e inserção profissional das estudantes.
A SEE/MG também ressaltou a importância de todas as escolas dialogarem e desenvolverem o Projeto de Vida dos estudantes como parte fundamental do currículo do ensino médio, promovendo o autoconhecimento, a autonomia e a equidade de gênero. Iniciativas como a Semana de Valorização das Mulheres reforçam esse compromisso ao incentivar nas escolas discussões sobre o papel da mulher na sociedade, empreendedorismo e prevenção à violência.
Com sua participação no Festival LED, a Secretaria de Educação de Minas Gerais reafirma o compromisso com uma educação integral e equitativa, que prepara os estudantes para os desafios do século XXI e fortalece a conexão entre educação, tecnologia e mundo do trabalho.