Educação está  finalizando entrega de todos os materiais impressos para recomposição da aprendizagem e preparação para Saeb

Quase 600 mil exemplares foram distribuídos em todas as 3.400 escolas da rede

18/09/2025
-
3 min de leitura

A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE-MG) finalizou a distribuição dos Cadernos MG: Aprendizagem em Movimento, material pedagógico inédito e robusto voltado à recomposição das aprendizagens e à preparação dos estudantes para o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) 2025.

Foram quase 600 mil exemplares entregues para professores e estudantes do ensino fundamental (5° e 9° ano) e para a 3ª ano do ensino médio. Todo o material foi feito aos moldes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e do Currículo Referência de Minas Gerais (CRMG), e revisitam conteúdos prioritários e trazem atividades alinhadas ao formato do Saeb, superando as principais lacunas de aprendizagem.

“Para que possamos ter uma educação assertiva nós temos que atuar desde muito cedo com nossos estudantes. A partir do diagnóstico de como nossos estudantes estão hoje, estamos trabalhando para que aqueles que estão com maior dificuldade sejam munidos de ferramentas para recompor a aprendizagem. Os novos materiais chegaram nas escolas para isso, para garantir que nenhum estudante fique para trás”, disse Rossieli Soares, secretário de Estado de Educação de Minas Gerais.  

Programa de Recomposição das Aprendizagens

Os Cadernos MG fazem parte do Programa de Recomposição das Aprendizagens (PRA), política permanente da SEE/MG estruturada em cinco eixos: proficiência em Língua Portuguesa, proficiência em Matemática, aprovação, mobilização e engajamento, e Censo Escolar.

“Focamos na proficiência de língua portuguesa e matemática, entendendo que são habilidades básicas para a progressão de estudo dos nossos estudantes”, afirma a superintendente de Práticas Pedagógicas, Rosely Lima. “Todos eles terão as próximas semanas para realizarem a recomposição das aprendizagens, garantindo a aprendizagem e, consequentemente, melhorando os índices de desempenho do Saeb”, completa Rosely.

Entregas

As entregas foram realizadas em cidades polos, para agilizar a logística e garantir que todos recebessem o material a tempo. Os últimos lotes foram entregues na Região Metropolitana de Belo Horizonte,, Montes Claros, Teófilo Otoni, Paracatu, Sete Lagoas, Curvelo, Caratinga, Varginha, Divinópolis, Uberlândia e Juiz de Fora.

Mais do que a entrega de materiais, o PRA garante apoio contínuo e monitorado às escolas, transformando os cadernos em resultados concretos de aprendizagem. 

“O material veio para somar na recomposição da aprendizagem. Os estudantes receberam muito bem as apostilas, elas são atrativas e contribuem com o engajamento nas atividades e estimulam o trabalho em equipe”, destacou Aparecida Nunes, professora de língua portuguesa da Escola Estadual Pandiá Calógeras, em Belo Horizonte.

Sobre o Saeb

Realizado a cada dois anos pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o Saeb avalia a qualidade da educação básica nas redes públicas e privadas. Os resultados compõem o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e orientam políticas públicas voltadas à aprendizagem e à equidade. A aplicação oficial de 2025 será em todo o país, entre 20 e 31/10.