Educação divulga lista de encaminhamento do Sucem 2026
Estudantes e responsáveis devem confirmar a matrícula presencialmente nas escolas entre 29/12 e 9/1
A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE-MG) divulgou nesta quarta-feira (10/12) os resultados de encaminhamento dos estudantes do Sistema Único de Cadastro e Encaminhamento para Matrícula (Sucem). A lista contém os nomes de quem se inscreveu durante o período regular de cadastro e agora devem comparecer à instituição de ensino com pais ou responsáveis para confirmar a matrícula.
A lista completa com o encaminhamento dos estudantes do Sucem pode ser conferida neste link. O período para os estudantes confirmarem a matrícula presencialmente nas escolas vai de 29/12/2025 à 9/1/2026.
Documentos necessários
Para confirmar a matrícula presencialmente nas escolas, o estudante deve levar os seguintes documentos:
Documento de Identidade ou Certidão de Nascimento/Casamento do estudante (original e cópia).
CPF do estudante (original e cópia).
Comprovante de residência (original e cópia), em nome de um dos pais/responsáveis ou do estudante, quando maior de idade.
Histórico Escolar ou Declaração de Transferência para estudantes a partir do 2º ano do Ensino Fundamental, indicando o ano de escolaridade que será cursado em 2026 (o documento original ficará na escola).
Histórico Escolar ou Declaração de Conclusão do Ensino Médio ou Parecer da Secretaria de Estado de Educação e publicação de Equivalência de Estudos para estudantes que ingressarão em cursos técnicos na forma subsequente.
Histórico Escolar ou Declaração de Escolaridade comprovando matrícula no Ensino Médio para estudantes que ingressarão em cursos técnicos na forma concomitante.
Cartão da Criança atualizado ou Caderneta de Saúde atualizada para estudantes com até 10 anos de idade (original e cópia).
Adicionalmente:
Para estudantes menores de idade, é necessário apresentar documento de identidade e CPF (originais e cópias) de um dos pais/responsáveis.
Estudantes da Educação Especial devem apresentar documento comprobatório emitido por profissional da área da saúde.
Estudantes com Altas Habilidades/Superdotação devem apresentar documento comprobatório emitido por profissional da saúde ou relatório da escola de origem (em caso de mudança de escola).
Caso o estudante seja residente de abrigo ou instituição de acolhimento, pode ser apresentado documento ou declaração do endereço da instituição coletiva.