Educação abre edital para seleção de boas práticas nas escolas que oferecem o Ensino Médio em Tempo Integral (EMTI)

Objetivo é dar visibilidade aos projetos exitosos desenvolvidos por essas instituições. As melhores práticas serão selecionadas e divulgadas em uma live

21/09/2023

Com o objetivo de reconhecer e dar visibilidade a iniciativas exitosas, a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) abriu edital para selecionar boas práticas desenvolvidas por escolas estaduais que oferecem o Ensino Médio em Tempo Integral (EMTI). As escolas interessadas devem procurar as respectivas Superintendências Regionais de Ensino (SREs) e se inscrever por meio de formulário oferecido pelas regionais. A seleção será feita por meio do Edital Simplificado de Boas Práticas EMTI 2023. As inscrições podem ser feitas a partir desta quinta-feira (21/9).

O foco é trazer luz para as ações que tenham gerado impacto na comunidade escolar, potencializando a implementação e expansão do EMTI, bem como o desenvolvimento de estratégias que tenham assegurado o desenvolvimento integral do estudante, alinhado às Competências para o Século XXI, a Formação Acadêmica de Excelência e a Formação para a Vida. As inscrições se encerram no final de outubro. Os resultados  serão  publicados em 21 de novembro.

“A nossa rede precisa perceber quantas práticas exitosas estão acontecendo nas escolas de Ensino Médio em Tempo Integral em Minas Gerais. O objetivo desse edital é fortalecer o nosso modelo pedagógico nas escolas de EMTI e compartilhar as excelentes práticas desenvolvidas pelas escolas”, reforça a coordenadora do Ensino Médio em Tempo Integral, Cláudia Lobo.

As boas práticas são divididas em três categorias:

Protagonismo: quaisquer ações que foram desenvolvidas nas escolas EMTI pelos estudantes enquanto protagonistas ativos do processo;

Gestão: quaisquer ações que foram desenvolvidas pela equipe gestora das escolas com o objetivo de promover o acompanhamento da correta aplicação do modelo e da gestão escolar em suas várias esferas;

Pedagógico: quaisquer ações que foram desenvolvidas pela coordenação pedagógica ou pela equipe de professores, que tenham a finalidade de assegurar o desenvolvimento dos estudantes, alinhadas às Competências para o Século XXI, à Formação Acadêmica de Excelência e à Formação para a Vida, buscando a formação integral e considerando o seu projeto de vida como a centralidade de todas as intenções pedagógicas.

Após o término de inscrição das boas práticas, as SREs irão selecionar 3 iniciativas exitosas, que melhor se adequem aos objetivos do edital, e encaminhá-las para a Secretaria de Educação, que irá divulgar o resultado final. Dentre as escolhidas, a Coordenação do EMTI da SEE/MG também selecionará 3 Boas Práticas, uma de cada categoria, para ser apresentada por Jovens Protagonistas de Minas Gerais. Para mais informações sobre o processo de seleção, acesse o edital.

21/09/2023Lançamento do edital
21/09 a 11/10Inscrições