“Aprendizado além dos muros”: oportunidade de aprender vivenciando o conhecimento

A iniciativa faz parte do Portfólio de Projetos Pedagógicos, ofertado pela SEE/MG às escolas ganhadoras do Prêmio Escola Transformação

27/07/2023
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Vivência, cultura e experiência. Mais que conceitos, no âmbito do “Aprendizado além dos muros”, essas são características que fazem a diferença no aprendizado dos estudantes dos ensinos fundamental e médio da rede estadual. A iniciativa faz parte do Portfólio de Projetos Pedagógicos, disponibilizado pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) às escolas ganhadoras do Prêmio Escola Transformação, para a implementação de ações de melhoria no ensino.

O objetivo do Prêmio Escola Transformação é reconhecer publicamente as práticas e experiências exitosas das escolas públicas estaduais com destaque nos resultados de participação, desempenho e fluxo escolar. Ao todo, 2.240 escolas já foram contempladas pelo Prêmio Escola Transformação, desde 2021, quando a premiação foi criada. Dessas, 1.150 instituições já aderiram ao “Aprendizado Além dos Muros”. Nesses três anos, o Governo de Minas já investiu mais de R$ 194 milhões nessa premiação.

“A primeira viagem foi a Montes Claros, quando levamos os estudantes para conhecer o shopping e assistir a um filme em 3D no cinema. A maioria dos nossos estudantes é de família de baixo poder aquisitivo e nunca tinham saído da nossa cidade, não sabiam o que é uma escada rolante, não conheciam cinema, nem shopping”, relata Maria da Conceição Araújo, diretora da Escola Estadual Tancredo Neves, em Monte Azul. A instituição já ganhou três vezes o Prêmio Escola Transformação e, além de Montes Claros, já levou os estudantes à Gruta de Maquiné, em Cordisburgo, e a um parque aquático. 

Aprendizado que ultrapassa barreiras

O “Aprendizado além dos muros” possibilita aos estudantes experiências que colaborem para a aquisição de conhecimento de forma lúdica e oportuniza vivências através de visitas a espaços além do ambiente escolar. O objetivo é contribuir para o processo de ensino-aprendizagem, através de atividades práticas que estimulem a observação e levem o estudante a interagir com o ambiente visitado. Uma das diretrizes do projeto é que os conteúdos vivenciados nos passeios sejam abordados em sala de aula, como parte de habilidades trabalhadas nos componentes curriculares. 

“Tive a oportunidade de aprender e conhecer mais sobre a família imperial. A visita ao museu foi sensacional, da mesma forma que a catedral que visitamos e o Museu de Cera”, ressalta a estudante Kyara Campos, do 7º ano do ensino fundamental da Escola Estadual Presidente Carlos Luz, na cidade de Recreio, que viajou com a escola para Petrópolis, no Rio de Janeiro, e visitou atrações como o Museu Imperial, o Museu de Cera, a Catedral de São Pedro e o Palácio de Cristal. 

Vítor Antônio Lemos do Bem, diretor da EE Presidente Carlos Luz, conta que a instituição atende a uma comunidade em vulnerabilidade social, em que poucos têm a oportunidade de viajar e conhecer outras cidades. “Com o projeto ‘Aprendizado Além dos Muros’, conseguimos possibilitar aos alunos experiências únicas, que talvez eles não teriam outra oportunidade de ter”, diz o diretor. Os estudantes de Recreio também já visitaram o Maracanã, o AquaRio e foram ao cinema, passeios que também foram abordados dentro de sala de aula, como a história dos jogadores de futebol, as espécies aquáticas e as histórias abordadas nos filmes.

Conhecimento cultural, social e pessoal

O “Aprendizado Além dos Muros” oferece a oportunidade dos alunos conquistarem uma bagagem cultural que só é possível ao visitar outros lugares, experimentar outras comidas típicas, pisar em um solo diferente e compartilhar momentos únicos com os colegas. 

“Nós conhecemos a Baía de Guanabara. Eu achei que foi uma oportunidade incrível, que enriqueceu muito a minha experiência em conhecer outras cidades. Eu nunca tinha ido ao Rio de Janeiro. Se não fosse pela escola e pelo Prêmio Escola Transformação, acho que eu não teria a oportunidade de conhecer tantos lugares incríveis”, relata a estudante Laura dos Santos Araújo, do 7º ano do ensino fundamental da Escola Estadual Corina Vieira Henriques, no município de Dona Euzébia. 

Bernardo Defilippo, diretor da instituição, afirma que a viagem ao Rio de Janeiro foi bem pensada e resultou em grande conhecimento. “Os alunos puderam vivenciar a experiência de conhecer o Museu do Amanhã, o Pão de Açúcar, o Espaço Cultural da Marinha e estar na cidade que é considerada uma das mais bonitas do mundo.”

“Com o projeto de culminância de cada viagem os alunos podem compartilhar com toda comunidade escolar tudo que aprenderam dentro do objetivo proposto da viagem. A educação não existe somente dentro da escola e sim em todos ambientes que pertencemos”, reforça Marcos Antonio Naves, diretor da Escola Estadual Doutor José Teodoro de Souza, no município de Capetinga, que foi uma das ganhadoras do Prêmio Escola Transformação 2023.

O gestor conta que já a instituição já está planejando as viagens e que pretende conhecer Porto Seguro, na Bahia, pela história e cultura do lugar; o Museu da Língua Portuguesa, em São Paulo; as cidades de Ouro Preto e Tiradentes; assim como parques de preservação ambiental em Minas Gerais.

Prêmio Escola Transformação

A iniciativa do Governo de Minas busca reconhecer as práticas e experiências exitosas das escolas públicas estaduais. Desde o início, já foram distribuídos mais de 2.800 prêmios para quase 2.240 escolas, somando cerca de R$195 milhões destinados à implementação de projetos pedagógicos que beneficiem as comunidades escolares, em consonância com o Currículo Referência de Minas Gerais.

Fotos: SEE-MG/Divulgação